CITE duas consequências socioeconômicas decorrentes da separação da Europa pela "Cortina
de Ferro".
Respostas
Resposta:
– Entre as conseqüências mais visíveis da imposição da cortina de ferro aos países socialistas estava o aperto da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a URSS. Essa guerra, que procurou aumentar o poder e a influência das duas superpotências militares do mundo, durou até a década de 1980.
– O avanço do comunismo no mundo e o estabelecimento da Cortina de Ferro geraram muita preocupação na Europa Ocidental e nos EUA. UU.
Resposta:
Ao término da Segunda Guerra, os EUA era o país mais rico do mundo, porém ele teria que enfrentar um rival, ou seja, o segundo país mais rico do mundo: a URSS. Tanto os EUA (capitalista) como a URSS (socialista), tinham ideias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países. Quem era melhor? Esse conflito de interesses que assustou o mundo ficou conhecido como Guerra Fria. Tanto os EUA criticavam o socialismo quanto a URSS criticava o capitalismo. Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA, enquanto, que a Tcheco-eslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.
Explicação: