Seria viável a implementação de uma política de decrescimento econômico? (diminuição de crescimento)
Respostas
Resposta:
Não
Explicação:
Decrescimento nunca é bom. O ideal seria uma política de sustentabilidade, em que o ser humano passasse a ter a sustentabilidade como parte da medida de crescimento. Nesta política também poderia incentivar uma produção mais eficiente e até mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Uma forma de incentivar o uso de energia mais limpa (oferecer isenção de impostos para produtores de energia solar, por exemplo), aumentar a produtividade do campo (fazer com que as plantas produzam mais rapidamente e eficientemente), incentivar e facilitar a reciclagem (como pesquisar mais sobre como criar plástico biodegradável, e como reaproveitar mais o ferro e outros metais), incentivar a economia doméstica (o preço é a disponibilidade de alimentos cairia se as pessoas pudessem plantar pequenas hortas em casa ou criassem animais, se este tipo de coisa fosse incentivada na sociedade e ensinada nas escolas).
O ser humano não precisa diminuir para conviver bem com a natureza e com outros seres humanos, mas sim aprender como conciliar a sustentabilidade e o progresso. O ser humano não precisa de distribuir renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, basta fazer com que o poder aquisitivo aumente tornando os bens mais baratos e acessíveis a todos.