• Matéria: Português
  • Autor: felipecarvalho2609
  • Perguntado 4 anos atrás

Reboot usa universo da franquia para construir ótimo filme de ação feminista
Não é à toa que o princípio ativo de “Mad Max: Estrada da Fúria”, estreando hoje, é que a ruína de um sistema opressor nasce dentro dele mesmo – já que essa é a premissa de sua própria produção. Em uma Hollywood dominada por franquias e sequências, o diretor George Miller usa uma marca criada por ele mesmo para contar uma história que merece ser filmada.
Porque você pode se espantar ao se dar conta, no meio do filme, de que o Max do título (Tom Hardy) está ali como mero observador. Ele é a desculpa para o longa fazer um tratado feminista, alucinado e insanamente divertido sobre a grande máxima dita por Saramago de que “a história da humanidade é a história do sacrifício e do heroísmo feminino não reconhecido”. (...)
Não se engane: não se trata de Miller descartando seu próprio universo, ou ignorando de que este é um dos maiores blockbusters do ano. A primeira meia hora do filme é uma enorme sequência de ação insana, como se Salvador Dalí dirigisse um clipe de heavy metal dos anos 80. (…)
Tudo isso para dizer que “Estrada da Fúria” não é quadrinhos. Não é TV. É cinema. É todo um universo construído para realmente dizer algo.


ATENÇÃO PARA ESTES CONCEITOS!!
Falácia é um substantivo, derivado de um adjetivo latino fallace, que significa enganador, ilusório. Todas as vezes em que um raciocínio errado ou mentiroso é colocado como verdadeiro ocorre a falácia ou argumento falacioso.

Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Através de terapias clínicas como a hipnose ou a regressão, é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma, levando o indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura.
1. Na resenha crítica feita sobre o filme Mad Max, verifica-se o uso de citações e de alusões a artistas como Salvador Dalí na construção da análise apresentada. Em um texto como esse, com características avaliativas e críticas, o emprego desse recurso é importante por ser um *
6 pontos
Ⓐ argumento falacioso.
Ⓑ elemento autoral.
Ⓒ instrumento de catarse.
Ⓓ recurso conotativo.
Ⓔ testemunho de autoridade.
Outro:

Voltar
Próxima

Respostas

respondido por: jaquersantana
1

Resposta:

A resposta correta é a alternativa Ⓔ testemunho de autoridade.

O uso desse tipo de recurso ou estratégia é realizado quando a fala, obras etc de personalidades reconhecidas possuem relação com assunto abordado no texto.

No exemplo, a estratégia de recorrer à citação e relação a Salvador Dalí, que foi um importante pintor surrealista, consiste exatamente no uso do testemunho de autoridade, deixando o texto mais rico e dando maior credibilidade ao tema abordado.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares