Quatro correntes de pensamento geográfico se destacaram no período moderno: O determinismo geográfico, o possibilismo e a Geografia Regional, a Geografia Teorética ou Quantitativa; e, A Geografia Renovada – movimento que compreende a Geografia Radical ou Crítica, a Geografia Humanística e a Geografia Socioambiental. Sobre as correntes do pensamento geográfico, é INCORRETO afirmar que:
a) O determinismo geográfico, formulado por Friedrich Ratzel, defendia que o desenvolvimento econômico e cultural de uma nação estaria ligado diretamente às condições naturais de seu território.
b) O Possibilismo e Geografia regional, liderada por Paul Vidal de La Blache, A sociedade poderia atuar sobre as condições naturais do meio, transformando-o ou adaptando-o de acordo com suas necessidades. O meio físico também ofereceria uma série de possibilidades de adaptação aos seres humanos, dependendo do nível de desenvolvimento histórico de uma população, hábitos, costumes e tecnologia – gênero da vida.
c) A Geografia crítica, encabeçada por pensadores como Yves Lacoste e Milton Santos, afirmava que as desigualdades e contradições sociais deveriam ser analisadas historicamente, a partir de conceitos como de modo de produção e luta de classes, assim como das relações entre sociedade e natureza.
d) A Geografia Quantitativa valia-se de instrumentos tecnológicos avançados para a época, como os computadores, no desenvolvimento de cálculos e na resolução de problemas.
e) A Geografia Socioambiental centraliza suas análises na compreensão dos problemas sociais, econômicos e políticos da época. Isso porque durante esse período eclodiu uma série de guerras regionais e de conflitos pela independência de colônias europeias, sobretudo na Ásia e na África
Respostas
respondido por:
1
espero ter ajudado você ❣️❤️
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás