Leia os textos e relacione-os às alternativas a seguir:
(a) Narrador em 1ª pessoa (narrador-personagem)
(b) Narrador em 3ª pessoa (narrador-observador)
(c) Discurso direto
(d) Discurso indireto
(e) Discurso indireto livre
a)( ) Naquela mesma noite. D. Úrsula, que não havia de todo melhorado, adoeceu deveras. A família, mal convalescida da perda do velho chefe, via-se agora ameaçada de uma nova dor, em todo caso, exposta a novos receios.
b)( ) O suor umedeceu-lhe as mãos duras. Então? Suando com medo de uma peste que se escondia tremendo?
c)( ) Não se conformou. Devia haver engano. Ele era bruto sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
d)( ) Hoje eu preciso que vocês resolvam uma coisa muito importante. Pode ser?
- Pode – a garotada respondeu em coro.
- Muito bem. Será uma espécie de plebiscito. A palavra é complicada, mas a coisa é simples. Cada um dá sua opinião, a gente soma as opiniões e a maioria é que decide.
e)( ) Sofia tornou-se séria: não se defendeu nem continuou, falou da roça, perguntou se era certo o que lhe dissera Cristiano, que ela queria ir para casa. Então a prima, que folheava os jornais, à toa, respondeu animadamente que sim: não podia viver sem a mãe.
f)( ) Antes de iniciar este livro, imaginei em construí-lo pela divisão do trabalho.
Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais.
g)( ) O Dr. Camargo declarou que o caso era grave, e deu princípio a rigoroso tratamento.
h)( ) Todos se entreolharam, exceto Quaresma que logo disse com toda força d’alma:
- Senhor doutor, o Brasil é o país mais fértil do mundo, é o mais bem dotado e as suas terras não precisam “empréstimos” para dar sustento ao homem. Fique certo!
- Há mais férteis, major, avançou o doutor.
Respostas
A) Narrador em 3ª pessoa (narrador-observador)
B) Discurso indireto
C) Narrador em 1ª pessoa (narrador-personagem)
D) Discurso direto
E) Narrador em 3ª pessoa (narrador-observador)
F) Narrador em 1ª pessoa (narrador-personagem)
G) Discurso indireto livre
H) Discurso direto
O gênero da narrativa é aquele que se refere ao modo em que a história é contada. Sua principal característica é a presença de um narrador ou uma narradora, bem como o espaço e o tempo.
O narrador da história ou do conto pode ser: onisciente (aquele que sabe de tudo), observador (de fora da história) ou apenas um personagem. Faz parte direta da estrutura da história.
A única ocasião em que o narrador será em primeira pessoa, será quando ele for um narrador-personagem. Nas demais situações, o narrador sempre será em terceira pessoa.