• Matéria: Sociologia
  • Autor: naiaracarolinafaria
  • Perguntado 4 anos atrás

Maquiavel, historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento, se dedicou a refletir sobre o Estado e suas relações, sendo o primeiro a trabalhar com a concepção de Estado Moderno. Em Decorrência destas reflexões ele escreveu a obra “O príncipe” cujo objetivo era orientar os governantes para alcançar o sucesso em seus governos. SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos​. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018 Considerando o exposto acima, aprecie as alternativas: I. A lei e o direito são de origem divina, uma vez que o próprio poder do Estado se origina de uma fonte não natural. II. A república nasce não de uma carência dos homens, mas de certa propensão natural da espécie humana para a sociabilidade. III. Cada povo pode servir-se de comum acordo da res publica, pois, esta disponibilidade desse direito é precisamente a utilitas, que designa aquilo que deve ser usado em comum por todos. IV. Um “O Príncipe”, Maquiavel estudou as formas de poder e os tipos de governo: monárquico, democrático e republicano, e estabeleceu os passos que deveriam ser seguidos param o sucesso em um governo Assinale a alternativa correta:


Anônimo: Referencia número 1 em atividades acadêmicas. Não faça sua atividade com outros contatos, pois eles enviam apenas cópias. Nós enviamos a resposta e explicamos o conteúdo. Contate 43996555737

Respostas

respondido por: Matheusieti
10

As alternativas II, III e IV são as que melhor dialogam com a ideia de governo aplicadas em "O Príncipe".

Maquiavel  suas reflexões a partir do livro "O Príncipe" que atua como um documento onde Maquiavel relata uma série de "dicas" as quais os governantes do Estado deveriam cumprir.

Um outro fato importante, é a descrição sobre os principados, que são divididos em: Hereditário e adquirido, onde aponta o as duas formas de como o governante chega ao poder  podendo ser pela virtude ou pela fortuna, dois termos também elencados no livro.

Seguindo essa linha de raciocínio, ele divide a obra falando sobre os Estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.

respondido por: lidiaoliveira941
3

Resposta:

Alternativa 1

I, II, III e IV

Explicação:

De acordo com a pág. 63 do Livro de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Unicesumar.

Perguntas similares