Para responder às questões 1 e 2, retome o conteúdo estudado em nossa aula.
Leia esse conto:
Artur de Azevedo - Contos, As Paradas
O Norberto, que a princípio aceitou com entusiasmo as paradas dos bondes de Botafogo, é hoje o maior inimigo delas. Querem saber por quê? Eu lhes conto:
O pobre rapaz encontrou uma noite, na Exposição, a mulher mais bela e mais fascinante que os seus olhos ainda viram, e essa mulher - oh, felicidade!... oh, ventura!... -, essa mulher sorriu-lhe meigamente e com um doce olhar convidou-o a acompanhá-la.
O Norberto não esperou repetição do convite: acompanhou-a.
Ela desceu a Avenida dos Pavilhões, encaminhou-se para o portão, e saiu como quem ia tomar o bonde; ele seguiu-a, mas estava tanto povo a sair, que a perdeu de vista.
Desesperado, correu para os bondes, que uns seis ou sete havia prontos a partir, e subiu a todos os estribos, procurando em vão com os olhos esbugalhados a formosa desconhecida.
— Provavelmente foi de carro, pensou o Norberto, que logo se pôs a caminho de casa.
Deitou-se mas não pôde conciliar o sono: a imagem daquela mulher não lhe saía da mente. Rompia a aurora quando conseguiu adormecer para sonhar com ela, e no dia seguinte não se passou um minuto sem que pensasse naquele feliz encontro.
Daí por diante foi um martírio. O desditoso namorado começou a emagrecer, muito admirado de que lhe causassem tais efeitos um simples olhar e um simples sorriso.
Passaram-se alguns dias e cada vez mais crescia aquele amor singular, quando uma tarde - oh, que ventura!... oh, que felicidade!... -, uma tarde passeando no Catete, o Norberto vê, num bonde das Laranjeiras, a dama da Exposição. Ela não o viu.
O pobre-diabo fez sinal ao condutor para parar, mas por fatalidade o poste da parada estava muito longe e o bonde não parou. E não haver ali à mão um tílburi, uma caleça, um automóvel!...
O Norberto deitou a correr atrás do bonde, mas só conseguiu esfalfar-se. Que pernas humanas haverá tão rápidas como a eletricidade?
Esse novo encontro acendeu mais viva chama no peito do Norberto, e não tiveram conta os passeios que ele deu do Largo do Machado às Águas Férreas, na esperança de ver a sua amada e falar-lhe.
Oito dias depois, o Norberto percorria de bonde, pela centésima vez, as Laranjeiras, quando, nas alturas do Instituto Pasteur, viu passar - oh, felicidade!... oh, ventura!... -, viu passar na rua a mulher que tanto o sobressaltava.
— Pare! pare!... gritou ele ao condutor.
— Aqui não posso; vamos ao poste de parada!
O Norberto quis descer, mas a rapidez com que o bonde rodava era tamanha, que não se atreveu.
Chegando ao poste de parada, ele atirou-se à rua, e deitou a correr para o lugar onde vira a mulher, mas, onde estava ela? Tinha desaparecido!.
Aí está por que o Norberto é hoje o maior inimigo das paradas.
1) A introdução de um conto é o momento em que se apresenta a situação inicial, ou seja, os acontecimentos iniciais são apresentados, com personagens, tempo, espaço e foco narrativo. Indique a situação inicial do conto “As paradas” de Artur Azevedo. *
1 ponto
A) “O Norberto [...] encontrou uma noite, na Exposição, a mulher mais bela e mais fascinante que os seus olhos ainda viram, e essa mulher — oh, felicidade!... oh, ventura!... [...]”.
B) “[...]essa mulher sorriu meigamente e com um doce olhar convidou o Norberto a acompanhá-la. O Norberto não esperou repetição do convite: acompanhou-a.”
C) “Oito dias depois, o Norberto [...] viu passar na rua a mulher que tanto o sobressaltava. [...] quis descer, mas a rapidez com que o bonde rodava era tamanha, que não se atreveu.”
D) “Chegando ao poste de parada, ele atirou-se à rua, e deitou a correr para o lugar onde vira a mulher, mas, onde estava ela? Tinha desaparecido! Aí está por que o Norberto é hoje o maior inimigo das paradas.”
2) O conflito é um elemento literário importante da estrutura narrativa que cria um momento do conto em que surge um problema gerando a ação dos fatos. Qual alternativa representa o conflito do conto “As paradas” de Artur Azevedo. *
1 ponto
A) “O Norberto [...] encontrou uma noite, na Exposição, a mulher mais bela e mais fascinante que os seus olhos ainda viram, e essa mulher — oh, felicidade!... oh, ventura!... [...]”.
B) “[...]essa mulher sorriu meigamente e com um doce olhar convidou o Norberto a acompanhá-la. O Norberto não esperou repetição do convite: acompanhou-a.”
C) “Oito dias depois, o Norberto [...] viu passar na rua a mulher que tanto o sobressaltava. [...] quis descer, mas a rapidez com que o bonde rodava era tamanha, que não se atreveu.”
D) “Chegando ao poste de parada, ele atirou-se à rua, e deitou a correr para o lugar onde vira a mulher, mas, onde estava ela? Tinha desaparecido! Aí está por que o Norberto é hoje o maior inimigo das paradas.”
Respostas
Resposta:
1- a) “O Norberto [...] encontrou uma noite, na Exposição, a mulher mais bela e mais fascinante que os seus olhos ainda viram, e essa mulher — oh, felicidade!... oh, ventura!... [...]”.
2- b) “[...]essa mulher sorriu meigamente e com um doce olhar convidou o Norberto a acompanhá-la. O Norberto não esperou repetição do convite: acompanhou-a.”
Explicação:
1- Nesse trecho, a apresentação: das personagens “Noberto” e “mulher”; do tempo “uma noite”; e do local “na Exposição”.
2- O momento em que a mulher faz o convite para que Noberto a acompanhe é o conflito, pois os fatos narrados dão sequência ao conto, criando desafios e adicionando incerteza, se o encontro acontecerá.
Respostas do dia 17/05/2021
Ciências | 9º Ano | Aula R1 | 1- A 2- B
Geografia | 9º Ano | Aula 32 | 1- B 2- D
Inglesa | 9º Ano | Aula R1 | 1- C 2- A
Português | 9º ano | Aula R1 | 1- A 2- B
Matemática | 9º Ano | Aula 54 | 1- D 2- C
Espero ter ajudado <3
1. A) “O Norberto [...] encontrou uma noite, na Exposição, a mulher mais bela e mais fascinante que os seus olhos ainda viram, e essa mulher — oh, felicidade!... oh, ventura!... [...]”.
2. C) “Oito dias depois, o Norberto [...] viu passar na rua a mulher que tanto o sobressaltava. [...] quis descer, mas a rapidez com que o bonde rodava era tamanha, que não se atreveu.”
O conto é um gênero de aspecto literário (o que conta uma narrativa). Nele, as histórias do texto sempre apresentam apenas um único clímax, assim como o seu próprio universo, juntamente com seus personagens e acontecimentos de origem imaginária ou de ficção.
Ele apresenta características diversas, como:
Um narrador, que é a voz dentro da história. Podendo ser narrador-personagem, narrador-observador (não participa do conto) ou narrador-onisciente (sabe de tudo no conto);
Conflito, que é um acontecimento ou uma ação que irá mover a trama principal do conto;
O conto tem um tamanho pequeno, mesmo com sua estrutura fechada de início, meio e fim.
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