Diferencie os termos BIOPOLÍMEROS, POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS e POLÍMEROS VERDES. Em seguida, responda: qual é a maior vantagem apresentada pelos biopolímeros no que diz respeito ao aquecimento global?
Respostas
Resposta:
Biopolímeros são tipos de polímeros naturais que são produzidos com fontes renováveis, como soja, milho, cana-de-açucar e amido de arroz, além poderem ser produzidos a partir de bactérias.
Polímeros biodegradáveis são polímeros produzidos de fontes naturais e renováveis, sintetizadas por bactérias, derivados de fontes animais ou mesmo de fontes fósseis, ou ainda da mistura de biomassa e petróleo.
Já os polímeros verdes, também chamados de bioplásticos ou bio-based, apesar de possuírem estrutura química parecida com os polímeros convencionais/polímeros petroquímicos, são derivados parcial ou totalmente de fontes consideradas renováveis, como substratos da biomassa derivada de resíduos agroindustriais.
A maior vantagem apresentada pelos biopolímeros no que diz respeito ao aquecimento global é o fato de que sua cadeia de produção é menos poluente, visto que são produtos neutros em carbono. Assim, não elevam/aumentam a produção dos gases do efeito estufa como ocorre com os plásticos convencionais.
Espero ter ajudado, bons estudos!