Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria "Escherichia coli" para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos. A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) a criação de animais transgênicos.
Respostas
Sabendo sobre a técnica de produção de insulina a partir da tecnologia de DNA recombinante, pode-se afirmar que possui como consequência uma melhoria no tratamento e, consequentemente, na saúde de indivíduos com diabetes. Portanto, a alternativa correta é a opção D).
O que é a tecnologia do DNA recombinante?
A tecnologia do DNA recombinante se baseia no princípio de que todos os organismos vivos do planeta Terra possuem, de modo geral, o mesmo componente químico como material genético, o DNA. Sabendo disso, essa técnica se baseia na inserção de uma sequência de DNA codificante de um organismo X em outro organismo Y, a fim de que ele expresse as proteínas.
No caso do exercício, há a inserção da sequência de DNA codificante para a insulina nas bactérias, permitindo que elas expressem esse hormônio.
Saiba mais sobre DNA recombinante em: brainly.com.br/tarefa/11814221
#SPJ5
Resposta:
D-impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
Explicação:
Corrigido no AVA