As regiões que foram dominadas pela Inglaterra sofreram diferentes formar de colonização e podem ser sintetizadas entre Norte e Sul. Descreva as principais diferenças entre as maneiras de colonização dessas regiões, lembrando que a região Sul teve apoio da Rainha Elizabeth I no processo de colonização.
Respostas
Resposta:
1) As colônias do norte da América foram as colônias de povoamento, onde havia a presença de mão de obra livre assalariada, presença de um clima temperado e a organização da terra ocorria através de minifúndios, local em que havia a prática de policultura, através agricultura familiar. Ocorria também a produção de pequenas manufaturas e a práticas de comércio.
As colônias do sul eram colônias de exploração onde a presença de um clima temperado tropical facilitava o desenvolvimento de latifúndios monocultores para a exportação. A mão de obra desta região era escrava.
Explicação:
2) Como as regiões dentro de um mesmo país apresentavam diferenças tão marcantes, esta diferença poderia influenciar diretamente no processo de independência.
O povoamento da América do Norte começou em 1587. Estes primeiros habitantes se instalaram no atual estado da Virgínia, incentivados pela rainha inglesa Elizabeth I, para que pudessem explorar e ocupar a região. A Inglaterra na época concentrava grande parte das populações em suas cidades em virtude da política dos Cercamentos. Ir para a América naquela época, significava para alguns a possibilidade de ter melhores condições de vida e maior liberdade para praticarem a sua fé.