A política fiscal do Plano Real seguiu a lógica do Novo Consenso em Macroeconomia. Desde o Plano criaram-se as bases para uma mudança do regime fiscal brasileiro em que a política fiscal deve preocupar-se com a sustentabilidade das contas públicas, garantindo aos agentes um ambiente estável para tomada de decisão. O regime é consolidado a partir da crise de 1999, com a adoção do tripé de câmbio flexível, metas de inflação e geração de superavit primário. O governo Lula aprofunda a condução da política fiscal nesses moldes até 2006, quando promove mudanças na sua base teórica e na sua condução. Desde então, embora mantenha características da fase anterior, a política fiscal sofreu alterações, com o Estado agindo mais diretamente na economia. Depois de contar com o “aval” da crise mundial de 2008, o ativismo do governo voltou a enfrentar resistência teórica por parte dos críticos presos ao Novo Consenso.



Com base nas informações sobre ações governamentais marcantes no Brasil, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A partir de 2006, no governo Lula, foi adotada para a economia uma abordagem desenvolvimentista, que defendia um aumento de gastos do governo para estimular a atividade econômica.



PORQUE



II. Esse aumento da gasto público exemplifica uma política fiscal contracionista que prevê a realização de investimentos públicos como uma forma de estimular a economia e a geração de renda.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

e.
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: jhubsf
17

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

respondido por: bennysusano30
7

Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares