Suponha que durante uma aula um de seus alunos cai e fica imóvel. Ao observar, é possivel constatar que nada o atingiu e que o local não oferece perigo para sua aproximação. Aparentemente não ha nada que justifique o fato. Os batimentos cardiacos e respiração estão normais e o indivíduo não apresenta sinais de fraturas ou lesões. Trata-se de uma situação possível de ocorrer. Provavelmente é uma síncope (desmaio por hipoglicemia), porém é exigida assistência imediata, no menor tempo possível, com o objetivo de evitar complicações e sofrimento. TIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019. A partir da situação apresentada, como podemos classificar esta ocorrencia? Assinale a auternativa que corresponde a esta situação. Alternativas Alternativa 1: Síndrome do jaleco branco. Alternativa 2: Caráter menos imediatista. Alternativa 3: Urgência. Alternativa 4: Emergência. Alternativa 5: Síncope.
Respostas
Resposta:
Alternativa C) URGÊNCIA
Explicação:
dá uma olhadinha na pág. 23, 5o parágrafo ;)
A alternativa correta é: Alternativa 3: Urgência.
Um paciente, quando se encontra em uma situação de urgência, significa que ele se encontra em um caso grave, onde não possui risco iminente de morte, mas que deve ser tratado em um curto prazo para não evoluir e sofrer complicações.
Como é no caso do exercício acima, onde o paciente encontra-se desacordado mas não apresenta fraturas nem lesões, além de estar com os batimentos cardíacos e a respiração normais.
Um paciente, quando se encontra em uma situação de emergência, significa que é um caso grave, onde existe um sofrimento intenso e grande risco iminente de morte, por isso, ele deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos, ou seja, imediatamente após sua constatação.
Espero ter ajudado!
iminente (GIGLIO-JACQUEMONT, 2005). Alguns exemplos são: lipotimia, SÍNCOPE e hipoglicemia.