EXERCÍCIOS
1) Serotonina e dopamina exercem qual função no organismo?
2) O que é realmente importante para ter ima vida equilibrada?
3) Em que pode ajudar correr duas ou três vezes na semana?
Respostas
Coronavírus
DaVita Saúde
Unidades
Consultas e
Serviços
Agendar
Serviços Médicos
DaVita Saúde
exercicios fisicos saude mental
DaVita Saúde
01/04/2019
Categorias
Atividade Física
Prevenção
Outras Categorias
Alimentação
Bem-estar
Criança
Comportamento
Sexo
Saúde da Mulher
Saúde do Homem
Sono
Outubro Rosa
Novembro Azul
EXERCÍCIOS FÍSICOS GERAM BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL
Não é segredo que a atividade física tem mil e uma utilidades no que diz respeito à saúde. A prática regular de exercícios participa de forma bastante relevante na prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo, promove um funcionamento mais harmônico de todos os órgãos e, claro, melhora a forma e a disposição, entre muitos outros benefícios ao corpo.
Não é à toa que boa parte das pessoas, quando começa algum programa de treinamento tem, como propósito, emagrecer ou tratar – isso mesmo – outras enfermidades. Por exemplo, em associação a uma dieta equilibrada, os exercícios regulares podem manter os índices de glicemia controlados em pacientes com diabetes tipo 2, diminuindo ou reduzindo a necessidade de medicamentos.
Se esses efeitos são incontestáveis, cada vez mais se associa o trabalho corporal à manutenção da boa saúde mental. Além de a atividade física fazer o cérebro liberar endorfina, o “hormônio da felicidade”, e outros neurotransmissores associados ao bem-estar, os exercícios, segundo os especialistas, parecem estimular o crescimento de células nervosas no hipocampo, área que regular o humor e que, em pacientes com depressão, é menor, quando vista em exames de imagem. Contudo, se a liberação de substâncias que conferem satisfação ocorre logo após o treino, o impacto da malhação na regeneração neuronal de um cérebro deprimido depende da regularidade da prática.