Para iniciarmos as atividades da nossa disciplina, convido você o texto a seguir:
Fake News são notícias falsas publicadas em meios de comunicação como se fossem verdadeiras, com o objetivo de tornar um ponto de vista legítimo. Elas têm um grande poder de disseminação devido, principalmente, à sua divulgação em redes sociais. Os impactos provocados pela divulgação desenfreada das fake news acometem as áreas políticas, sociais, econômicas e da saúde, podendo comprometer a saúde pública e o bem-estar social.
Diante desse cenário, o qual vem sendo cada vez mais frequente, e com base nas repercussões das fake news em nossa vida pessoal e acadêmica, torna-se necessário discutirmos sobre as nossas práticas, para que sejam baseadas em evidências científicas. A prática baseada em evidências é uma abordagem que une o conhecimento das melhores evidências, que resultam das diversas pesquisas científicas, com a experiência profissional e respeito à autonomia do paciente para a tomada de decisão.
O uso da prática baseada em evidências pelos profissionais da saúde, é considerada como uma forma coerente, segura e sistematizada para oferecer qualidade na assistência e a otimização dos recursos, alcançando a eficácia e a relação custo-benefício da prestação de cuidados em saúde. De acordo com as melhores práticas, o profissional deve verificar a existência de evidências com alto grau de recomendação para fundamentar suas técnicas, ou mudar suas crenças e condutas.
Diante da importância da prática baseada em evidências na atuação profissional, gostaria de propor um exercício diferente! Peço para que você escolha um estudo epidemiológico recente, que tenha sido realizado na área da Educação Física, e que contribuiu de alguma forma com as práticas dessa profissão. A partir disso, você deve compartilhar com seus colegas aqui no fórum para discutirmos e disseminarmos cada vez mais o conhecimento científico! Proponho que apresente o estudo da seguinte forma:
1. Título
2. Objetivo do estudo
3. População de estudo
4. Tipo do estudo: descritivo (estudo de caso, relato de caso), analítico (transversal, coorte, caso-controle, ecológico), ou experimental
5. Principais resultados
6. Importância desse estudo
Respostas
Resposta:
Título: Atividade física e sua relação com pesquisas qualitativas
Objetivo do estudo: destacar a importância e os avanços de pesquisas qualitativas de epidemiologia na área da educação física.
População de estudo: essas pesquisas podem ser aplicadas em pessoas de todas as faixas etárias, praticantes ou não de atividades físicas.
Tipo do estudo: descritivo conforme estudos e pesquisas publicadas nessa área de atuação.
Principais resultados: pesquisas qualitativas de epidemiologias na área da educação física ainda sofrem limitações, visto que a maioria das experiência e sugestões de abordagens surgem de pesquisas anteriormente quantitativas dessa área.
Importância desse assunto: epidemiologias sempre é um assunto relevante, prioritariamente na educação física, um campo muito amplo que sempre está em evolução e constantes mudanças.
Sobre a Epidemiologia, podemos dizer:
1. Título: Epidemiologia da atividade física e a aproximação necessária com as pesquisas qualitativas.
2. Objetivo do estudo: discutir os avanços da área de epidemiologia da atividade física no Brasil, destacar a necessidade de pesquisas qualitativas na área, apontar alguns caminhos de pesquisa que integram as diferentes metodologias.
3. População de estudo: profissionais de educação física.
4. Tipo do estudo: pesquisa quantitativa.
5. Principais resultados: observou-se a necessidade de expandir o estudo qualitativo na área.
6. Importância desse estudo: contribuir com dados para a área.
Para saber mais, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/25240143