• Matéria: Música
  • Autor: wesleyninja23
  • Perguntado 4 anos atrás

como é utilizada a música no processo da industrialização cultural?​


pedrovvf55: Eita mals copiei e colei o errado kk

Respostas

respondido por: pedrovvf55
1

Resposta:

Muito antes do surgimento de gravadoras, LPs, CDs, mp3 e até mesmo do jabá, já existia o fetiche pelo produto, fosse ele cultural ou não. Este fenômeno está atrelado ao processo de industrialização, que influenciou na criação da indústria cultural, dos meios de comunicação em massa e da cultura de massa


wesleyninja23: tendi
wesleyninja23: eu só queria uma resumida pra responder logo aqui
wesleyninja23: tenho que entregar logo a prova
wesleyninja23: quando for 14:30
pedrovvf55: resumo de quantas linhas?
wesleyninja23: 4 linhas
pedrovvf55: A Indústria cultural se manifesta em muitos campos sendo sempre transmitida através da influência dos meios de comunicação que, com seus produtos midiáticos, forma um sistema padronizado.
pedrovvf55: assim tá bom?
wesleyninja23: otimo
wesleyninja23: obrigado
respondido por: amandapb24
1
A partir de uma pesquisa empírica que buscou estudar as relações entre sujeitos e música, no que tange a predileções e rejeições referentes a estilos, este artigo faz uma análise sustentada teoricamente em trabalhos de Theodor W. Adorno sobre música. Para isso recupera, inicialmente, o conceito de indústria cultural e de música como mercadoria. Realiza análises referentes à parte dos dados coletados na pesquisa por meio de entrevistas com 16 sujeitos, músicos e não-músicos divididos de modo proporcional. Apresenta ainda uma tipologia relacionada às justificativas de adesão a estilos por parte dos participantes da pesquisa, e posteriormente, com base em textos adornianos, uma tipologia referente à conduta musical, realizando uma reflexão a respeito da relação entre ambas e da utilidade da tipologia para a crítica social. Aborda a rejeição a estilos musicais e o esvaziamento da sua justificativa, que se baseia em estereótipos criados socialmente e introjetados pelos sujeitos. Considera a função da música como cimento social e ideologia que se constitui base de ressentimento e fixidez cujos resultados transparecem tanto na economia psíquica dos indivíduos, quanto na esfera pública.

Palavras-chave: indústria cultural, música, limitação da consciência, tipologia, Theodor Adorno.
Perguntas similares