• Matéria: Matemática
  • Autor: Meloma
  • Perguntado 9 anos atrás

Com dez  máquinas trabalhando 8 horas por dia, uma empresa realiza a pavimentação de um trecho de 6 km de uma rodovia estadual diariamente. Os 420km dessa rodovia deverão ser pavimentados. No entanto, após 50 dias de trabalho ininterruptos, nas mesmas condições, duas máquinas pararam de funcionar definitivamente. A empresa continuará a obra até o fim com as máquinas que ainda ficaram funcionando, sem adquirir novas e sem consertar as defeituosas. Devido ao não funcionamento daquelas duas máquinas, quantos dias em relação aos previstos para a conclusão dos serviçoes com todas as máquinas em perfeitas condições, a obra irá atrasar?

Respostas

respondido por: nickexposito
2
10 maquinas fazem 6 km por dia, ou seja, cada maquina faz 6 / 10 = 0,6 km

Apos 50 dias essas maquinas fizeram um total de:

50 x 6km = 300 km

Após esses 50 dias, 2 maquinas quebraram, totalizando 8 maquinas funcionando, fazendo um total de 8 x 0,6 km = 4,8 km por dia.

o total da estrada que ainda deve ser pavimentada e de:

420km - 300km = 120km

com a quantidade de maquinas fazendo 4,8 km por dia, teremos mais:

120 / 4,8 = 25 dias, totalizando 75 dias de trabalho.

Como a pergunta é quantos dias de atraso em relação ao com todas as maquinas funcionando, precisamos descobrir o tempo total de serviço com todas as maquinas em perfeito estado:

420km / 6 = 70 dias

70 dias e o tempo necessario para conclusao da obra com todas as maquinas, para descobrirmos os dias de atraso, basta subtrair os dias necessarios de trabalho com todas as maquinas pelos dias de trabalho com duas maquinas a menos, ficando assim:

75 - 70 = 5

Portanto temos um atraso de 5 dias na entrega da obra!

Meloma: Obrigada (:
Perguntas similares