COMO OS CRISTÃOS CATÓLICOS LEMBRAM DE SEUS ENTES QUERIDOS QUE JÁ FALECERAM NO DIA DE FINADOS? QUE RITOS UTILIZAM?
Respostas
Explicação:
Visão Católica sobre o dia de Finados
A Igreja católica tem por tradição a realização de missas em cemitérios e também nos templos que são dedicados às almas dos mortos. Padre Francisco Amaral, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral de Cuiabá, explica que a igreja celebra o dia de Finados por um único motivo. "Porque acreditamos na vida eterna. Acreditamos no céu. Por isso, não é o dia apenas de recordar os nossos entes queridos, mas principalmente de orar por eles”, pondera o sacerdote.
O padre reforça que cada fiel dia desempenha um papel importante não só neste dia. “Os fiéis são convidados a orar pelos falecidos todos os dias. Porém, o dia de finados é especial para isso. A principal oração que podemos oferecer a eles é a Santa Missa, pois na Missa, o próprio Jesus Cristo morto e ressuscitado ora por nós diante de Deus Pai”, explica o regilioso.
Visão Protestante
Para os protestantes, a data de Finados tem significado parecido com o catolicismo por fazerem parte do Cristianismo. “O dia de Finados é para dedicar tempo à memória de pessoas que viveram entre nós e já faleceram. Sepultar as pessoas falecidas e dar um lugar digno as pessoas é o reconhecimento de que cada ser humano é parte da criação de Deus, é templo do Espírito Santo destinado à ressurreição”, explica a pastora Vera Lucia Engelhardt, que é componente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana.
Nesse contexto, a religiosa também incentiva que os fiéis tirem este dia para lembrar daqueles que já estiveram à sua volta. “As pessoas vão ao cemitério e se colocam junto à sepultura de seus entes queridos para meditar, orar, lembrar de momentos importantes, agradecer pelo amor recebido e expressar a culpa por eventuais erros cometidos. Os cultos são consoladores e fortalecem as pessoas enlutadas, consolando-as com a certeza de que os mortos estã nas mãos de Deus e aguardando a ressurreição”, encerra.