• Matéria: Pedagogia
  • Autor: heloizalulu65Lu
  • Perguntado 4 anos atrás

1)Dentro dos estudos jurídicos é comum se analisar a hierarquia entre as “peças” legais, não em termos de poder, mas sim em termos de abrangência de suas atribuições e objetivos. Na estruturação de um arcabouço jurídico, a organização das políticas educacionais também apresenta essa hierarquia organizadora e direcionadora das ações estatais. Nesse sentido, analise as produções legais e seu principal objetivo.

1. Lei de Diretrizes e Bases da educação – disciplina a educação escolar e o ensino e instituições próprias.

2. A Base Nacional Comum Curricular – estabelecer conteúdos mínimos para cada disciplina.

3. Constituição Federal 1988 – define a educação como direito de todos e dever do Estado e da família.

4. Diretrizes Curriculares Nacionais – desenvolver atividades para ampliar o acesso à escola e promover a pluralidade e tolerância.

Alternativas:

a)1 – 3 – 4 – 2.

b)3 – 2 – 4 – 1.

c)1 – 3 – 2 – 4.

d)4 – 3 – 1 – 2.

e)3 – 1 – 4 – 2. certa

2)Analise os textos e as imagens para responder à questão.

Ao longo de seu desenvolvimento, a estrutura legal concebeu a educação, na grande maioria das vezes, a um papel instrumentalizador, para atender às demandas de desenvolvimento, ou seja, para manter as estruturas de poder. Atendendo às demandas de regulamentação de dispositivos da Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9. 394/96), acaba por consolidar uma nova concepção para a educação.

I. A educação deixa de ser apenas um instrumento fornecedor da mão de obra ao se destinar à orientação da prática social, ou seja, passa a se preocupar com construções ideológicas, culturais e políticas da formação cidadã.

PORQUE

II. Com a ascensão da democracia, visível na Constituição, aumentam as demandas por construir instituições públicas que sejam mais democráticas e que tomem o cidadão como elemento ativo das políticas públicas, além do fato de a globalização ter intensificado o acesso às informações e o desejo de construção de novas realidades.

A respeito da veracidade dessas asserções e de uma possível relação de causa-efeito entre elas, assinale a opção correta.

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. certa.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da .

c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.


3)Desde 2014 tem-se desenvolvido uma proposta muito polêmica no meio educacional, a Base Nacional Comum Curricular, a qual tem por objetivo efetivar um currículo mínimo para os processos educacionais em todo o país. Depois de passar por algumas etapas, em função da constante rejeição às propostas, a BNCC tem sofrido críticas contundentes por parte de várias associações de classe.


a)Materialista, muito limitada às relações de produção e distribuição do capital.

b)Fenomenológica, demasiadamente subjetiva e não democrática.

c)Positivista, de uma história fragmentada e vinculada às cronologias. certa

d)Metódica, reducionista por negligenciar demasiadamente a história europeia.

e)Marxista, cuja historiografia se limita a discutir a desigualdade regional.


4)Analise atentamente o texto para responder à questão.

“Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.

I. As competências propostas na BNCC extrapolam o campo de ação do currículo oficial, inserindo objetivos de aprendizagem a serem trabalhados pelo currículo oculto.

PORQUE

II. A BNCC apresenta uma junção entre a fenomenologia e o marxismo ao associar a ideia de uma formação cidadã solidária com a explicação da realidade a partir da análise de fenômenos e processos linguísticos e culturais.

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. certo.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: thalitananda
143

Resposta:

1-E 2-A 3-C 4-B

Explicação:

cORRIGIDO PELO AVA 17/05/2021


drsimonee: corretíssimo
walalmeidaflor: Certíssimo 25/05/2021. Obrigada
lisialmeida01oxvhf2: CORRETAS 08/06/21
ltkrodrigues: 12/06/21 Perfeito.. obrigado
robertojuliao: Tudo certo.
fernandaferreira0184: Obrigada
respondido por: Matheusieti
0

A alternativa E está correta. Segundo a LDB, que atua sob respaldo da nossa constituição federal de 1988, é dever da instituição escolar e do educador, promoverem medidas que estimulem seus alunos no aprendizado assim como atividades dinâmicas e participativas que poderão desenvolver seu potencial de socialização, indo além somente da própria avaliação mas como um preparo para a vida social.

O Papel da BNCC no espaço escolar:

O objetivo da BNCC é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar, ou seja, ele estará apto para atuar em sociedade ao longo de seu desenvolvimento e todas as 10 competências visam promover um melhor acesso as condições para que o projeto educacional seja executado de forma efetiva.

Mais sobre nossa constituição federal e a educação:
https://brainly.com.br/tarefa/15845807

2 - A alternativa A está correta. A Constituição Federal de 1988 trata a educação como um direito de todos e, além disso, dever do Estado e da família.

A atuação da nossa constituição frente ao projeto educacional:

Nossa constituição ressalva que a educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, buscando o pleno desenvolvimento do indivíduo, e, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho em sociedade.

Mais sobre o projeto educacional:
https://brainly.com.br/tarefa/21051040

3 - A alternativa C se apresenta como correta. A BNCC possui um viés positivista, visto que atua como uma forma de desenvolver os saberes em sua síntese, criando condições para que o aluno desenvolva seus saberes.

A BNCC e sua atuação:

As bases nacionais na educação são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como o ensino deve ser colocado em prática.

A BNCC pode explicar o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação infantil venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, o que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.



Mais sobre a atuação das PCN:

https://brainly.com.br/tarefa/22201945

4- A alternativa B está correta. A BNCC está amparada no currículo com viés humanista, baseado no positivismo, como uma forma de estabelecer uma metodologia para o saber, ou seja, como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.

Sobre o papel da educação como direito básico:

Deste modo, a educação, faz parte diretamente da formação do indivíduo, devendo ser uma condição inclusa na formação do currículo, desenvolvendo esse aluno de forma inclusiva, o auxiliando inclusive na formação o senso crítico e socialização.


Mais sobre a Educação inclusiva:

https://brainly.com.br/tarefa/23797274

Anexos:
Perguntas similares