Respostas
Resposta:

Os 5 princípios de uma boa narrativa
29 janeiro, 2016Olavo Pereira OliveiraNARRATIVAS
Após 35 anos amando cinema e 10 anos ajudando pessoas e empresas a contarem sua histórias como se fossem narrativas cinematográficas, sintetizei o que acredito que sãos os 5 princípios fundamentais de qualquer narrativa, independente do formato e da duração.
Na minha visão, o que diferencia o comercial de 30 segundos ou o filme de 2 horas é a profundidade com a qual você explora cada princípio.
Nas palestras e cursos que leciono, uso como exemplo um filme que amo, “Beleza Americana”, para ilustrar esses princípios e permitir que as pessoas façam a conexão com suas histórias pessoais e profissionais.
1) EMPATIA: A conexão com o público
O público começa a se conectar com a história ao ser apresentado a um protagonista empático, o que significa que ele apresenta valores e atitudes que o público identifica como sendo verdadeiros e compreensíveis do seu ponto de vista. Ou seja, vê que é possível estar no lugar desse protagonista.
Em “Beleza Americana” o protagonista Lester nos apresenta seu bairro, sua rua, sua casa, sua família, enfim, sua vida suburbana em uma manhã qualquer. Em sua segunda frase ele nos revela que estará morto em menos de um ano. Mas que, de certa forma, já está morto.
A sequência magistral do início é uma aula de como criar empatia com uma personagem. Nos arrebata, nos surpreende, nos provoca. Quem já não se sentiu morrendo em vida? Esse sentimento universal e outros que os eventos a seguir nos despertam, vai começando a tecer uma trama que nos conecta à história.