Ao decidir trabalhar na área de gestão de pessoas é preciso estar ciente da singularidade de cada pessoa, pois a subjetividade humana é algo pessoal e acompanha o decorrer da vida de cada indivíduo em diferentes contextos. Sendo o ambiente de trabalho um importante local para a expansão ou não dos aspectos subjetivos do trabalhador. E em relação a esses aspectos internos, que precisam ser observados e entendidos no ambiente organizacional é possível citar as habilidades humanas, a qual pode ser entendida como a capacidade de uma pessoa realizar algo. Portanto, ao adentrar na área de gestão de pessoa, o líder precisa identificar na sua equipe ou futuros funcionários as capacidades intelectuais e emocionais presentes em cada indivíduo. E para chegar nesse objetivo o processo de avaliação psicológica pode se tornar um valioso aliado.
Elaborada pela professora, 2021.
Em relação ao tema habilidades humanas e inteligência emocional analise as proposições abaixo:
I- No processo de Gestão de pessoas é muito importante que o líder possua competência para avaliar o perfil de sua equipe, pois assim terá mais condições de desenvolver ações estratégicas em seu ambiente organizacional e para que isso ocorra de modo satisfatório cabe ao mesmo possuir ferramentas de avaliação das habilidades intelectuais de seus liderados, para possivelmente chegar em bons resultados, portanto, avaliar a aptidão numérica, compreensão verbal, rapidez perceptual, raciocínio indutivo e dedutivo, visualização espacial e memória, é uma ação fundamental para o desempenho da equipe.
PORQUE
II- Para identificar questões relacionados aos aspectos mais subjetivos da personalidade o gestor precisa levar em consideração os pressupostos da área de Inteligência emocional o qual denominado QE (Coeficiente Emocional) e tem como propósito avaliar cinco competências emocionais, a consciência dos próprios sentimentos, a capacidade de recuperar de situações difíceis, assim como o ato de perseverar em situações adversas, exercer a empatia e facilidade nos relacionamentos interpessoais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÃO é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Existem três aptidões que devemos considerar: habilidades intelectuais (medida por QI), habilidades físicas e inteligência emocional (medida por QE). A primeira afirmação trata-se das aptidões intelectuais e a segunda das aptidões emocionais. Com estudo entre as páginas 74 a 79 do livro, vemos através dos estudos de Daniel Goleman que ambas são independentes uma da outra.
Sobre o tema habilidades humanas e inteligência emocional a resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I, alternativa I)
A Gestão de Pessoas é uma estratégia usada para assegurar que os colaboradores de uma determinada organização estão envolvidos com suas respectivas funções e atrelados a cultura da empresa para poder desempenhar o trabalho sempre em alta performance.
Porém, aqui há a necessidade do gestor de pessoas conseguir ter bom controle emocional e inteligência emocional, pois nem sempre trabalhar com pessoas é fácil.
A inteligência emocional é a capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, essa é uma característica de um bom líder (gestor de pessoas) que é capaz de motivar a sua equipe.
Fique por dentro do assunto:
Os objetivos da Gestão de Pessoas devem estar alinhados aos objetivos das organizações e dos colaboradores.
https://brainly.com.br/tarefa/42885286
Bons estudos!