A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho.
Em relação a teoria dos dois fatores Frederick Herzberg e a relação entre ambos os aspectos no contexto de trabalho leia e analise as proposições discorridas abaixo:
I- Para conceituar motivação, Herzberg (1968) distinguiu a mesma em dois fatores o primeiro extrínseco ao indivíduo como por exemplo os aspectos como realização, reconhecimento, responsabilidade, ascensão e desenvolvimento, os quais produzem no indivíduo uma força própria para a realização das tarefas, sendo essa definição referentes aos fatores motivacionais.
PORQUE
II- Para o autor a existe outro fator oposto ao motivacional, o qual é origem intrínseca e refere-se as causas de adequação das necessidades dentre elas: a auto realização, de estima as necessidades sociais, necessidades de segurança e por último as necessidades fisiológicas. Portanto são fatores internos que o trabalhador busca para o desempenhar suas atividades e receber o retorno financeiro denominado como fatores manutenção ou higiênicos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
são divididos em fatores higiênicos e fatores motivacionais (ROBBINS, 2009).
Fatores higiênicos: são os fatores relacionados ao ambiente. Envolvem
supervisão, relações interpessoais, condições físicas de trabalho, salário, políticas organizacionais, práticas administrativas, benefícios e segurança. Como você pode verificar, esses fatores independem do trabalhador, sendo considerados fatores extrínsecos, e quando não estão presentes em níveis adequados geram insatisfação.
Fatores motivacionais: são as tarefas desafiadoras, oportunidades de realização e reconhecimento, ligadas a atividades que possam ser realizadas com autonomia, criatividade responsabilidade e que podem propiciar desenvolvimento profissional. Os fatores motivacionais encontram-se nas tarefas que permitem ao funcionário a autorrealização, com desenvolvimento de seu potencial intelectual e criativo, são considerados fatores intrínsecos.
Sobre a Teoria dos Dois Fatores as asserções I e II são proposições falsas (Alternativa 5).
A Teoria dos Dois Fatores, formulada pelo psicólogo Frederick Herzberg, refere-se a uma série de questões capazes de interferir positivamente ou negativamente na satisfação dos profissionais, influenciando diretamente em sua motivação.
Nesse sentido, Herzberg conceituou a motivação distinguindo-a em dois fatores: higiênicos e motivacionais.
- Fatores Higiênicos: Refere-se aos fatores ambientais do trabalho, como por exemplo o clima organizacional, as oportunidades, o salário, etc. Para Herzberg, a presença destes fatores de forma positiva não necessariamente motivaria o funcionário, apesar da sua ausência causar extrema insatisfação.
- Fatores Motivacionais: Refere-se aos fatores que motivam o profissional nas funções que ele exerce e nos papéis que ele desempenha, como por exemplo autorrealização, reconhecimento, etc. Para Herzberg, a presença destes fatores seriam capazes de aumentar a motivação do colaborador e consequentemente sua produtividade.
Aprenda mais sobre a Teoria dos Dois Fatores:
https://brainly.com.br/tarefa/21715808