01 – em 1789 os colonos de minas gerais, que em sua maioria pertenciam a elite local, planejaram um movimento de caráter emancipatório como uma reação às medidas da coroa portuguesa que havia aumentado impostos sob a exploração das minas de ouro. inspirados por ideias iluministas e revoluções na europa e estados unidos, os conjurados pretendiam fundar uma república, porém foram presos antes de seus planos concluírem-se. indique a alternativa que se aplica a esses eventos. * 1 ponto a) a revolta teria início no dia da chegada do governador na região. os planos dos conjurados foram entregues para a coroa portuguesa por joaquim da silva xavier, conhecido no período como tiradentes. b)as reuniões dos conjurados estavam sendo vigiadas por membros da coroa, todos os seus envolvidos foram presos e condenados ao exílio na áfrica. seus bens foram todos tomados pelo governador da região. c)inspirados na revolução francesa, os conjurados saíram às ruas exigindo "liberdade, igualdade e fraternidade". houve um conflito armado entre membros da coroa portuguesa e conjurados mineiros, portugal venceu. d) a revolta teria início no dia da derrama. os planos não se concretizam, pois houve uma traição ao movimento, um de seus participantes, joaquim silvério dos reis, delatou o movimento para conseguir perdão de suas dívidas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 d) A revolta teria início no dia da derrama. Os planos não se concretizam, pois houve uma traição ao movimento, um de seus participantes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para conseguir perdão de suas dívidas
2. c) Depois de um processo investigativo de 3 anos (1792), a sentença aos conjurados foi que todos tiveram seus bens confiscados, 9 foram exilados na África, 11 conjurados foram condenados à forca, porém destes, 10 tiveram sua punição transformada em exílio. Apenas 1 conjurado foi enforcado e seu corpo foi esquartejado, Tiradentes
Considerando os eventos descritos, temos que a afirmativa correta é a letra d) a revolta teria início no dia da derrama. os planos não se concretizam, pois houve uma traição ao movimento, um de seus participantes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para conseguir perdão de suas dívidas.
A derrama era um imposto ou dispositivo fiscal aplicado no Estado de Minas Gerais durante o período do Brasil colonial com o intuito de assegurar o teto de 100 arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era um direito cobrado pela coroa portuguesa (20%) sobre o ouro encontrado nas colônias.
A derrama correspondia a cobrança de quintos que estavam atrasados. Era um imposto repartido pelos contribuintes pago de maneira proporcional ao rendimento dos mesmos. E de acordo com a imagem é possível perceber que os colonos brasileiros ficaram suspeitos e viram a mesma como algo negativo.
Saiba mais sobre a derrama em: brainly.com.br/tarefa/30721200
Bons estudos!