RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1) QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E FELICIDADE PARA ARISTÓTELES?
2) QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E VIRTUDE PARA ARISTÓTELES?
3) O QUE É JUSTA MEDIDA (JUSTO MEIO) PARA ARISTÓTELES?
4) O QUE É SUBSTÂNCIA PARA ARISTÓTELES?
5) QUAL É A RELAÇÃO ESSÊNCIA E ACIDENTE PARA ARISTÓTELES?
Respostas
Resposta:
1 - Seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação.
2 - Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.
3 - A Teoria do justo-meio de Aristóteles, pressupõe o homem na busca da felicidade da pólis.
Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes (justo-meio).
4 - Em primeiro lugar, é preciso definir o conceito de substância para Aristóteles. Segundo o pensador, é o suporte ou substrato pelo qual a matéria se constitui em algo seguindo uma forma. É na substância que atuam as famosas quatro causas. A substância é sempre sujeito, isto é, aquilo do que se fala, do que se atribui.
5 - A sustância individual "esta pessoa" tem como características essenciais a singularidade da humanidade (Aristóteles diria que a racionalidade é a essência do ser humano). Os acidentes são, dentre outros, ser belo, gordo ou velho, singularidades que não mudam o ser humano na sua essência.
Explicação:
Espero ter ajudado ☆