uel – 2008) no capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.
Respostas
Resposta:
A alternativa C está correta.
Explicação:
O conceito de alienação foi estabelecido por Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.
Deste modo, podemos relacionar esse conceito com a "vendagem" que os indivíduos passam nos diferentes aspectos da sociedade, sendo coagidos a agirem seguindo os ideais de uma outra pessoa cegamente.
Resposta:
B) Apenas III e IV.
Explicação:
III - A ideia de alienação na sociologia de Marx é também apontada como um momento, no capitalismo, em que os homens perdem-se a si próprios e a seu trabalho.
IV - A alienação do trabalhador relativa ao resultado, ao produto da sua atividade, é vista como alienação da atividade produtiva. O trabalho não é mais uma confirmação de si, ao contrário, é tido como sacrifício, mortificação.