• Matéria: Sociologia
  • Autor: pantoja4
  • Perguntado 4 anos atrás

02. (Uem-pas 2016) De acordo com a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, “é importante destacar que se entende por raça a construção social forjada nas tensas relações entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito biológico de raça cunhado no século XVIII e hoje sobejamente superado. Cabe esclarecer que o termo raça é utilizado com frequência nas relações sociais brasileiras para informar como determinadas características físicas, como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e até mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira”. (SILVA, P. B. G. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Brasília: CNE/MEC, 10/03/2003, p. 13). Segundo a argumentação apresentada acima é correto afirmar: *
8 pontos
a) O conceito de “raça” utilizado pela autora se baseia na definição biológica de raça elaborada no século XVIII.
b) Segundo o enunciado da questão, o conceito de “raça” não é baseado em uma definição biológica dos seres humanos, e sim em uma construção social criada nas relações tensas entre indivíduos e grupos classificados como brancos e negros na sociedade brasileira.
c) Para a autora do texto acima, a aparência dos indivíduos não pode influenciar ou mesmo determinar suas oportunidades de viver, trabalhar, estudar e participar da sociedade brasileira.
d) Com base na leitura do texto acima, podemos afirmar que os indivíduos classificados como negros não sofrem preconceito e discriminação na sociedade brasileira atual.
e) Para a autora do texto, as formas de preconceito e discriminação existentes entre brancos e negros no Brasil são explicitas.

Respostas

respondido por: Embaixador
2

Resposta:

b)  Segundo o enunciado da questão, o conceito de “raça” não é baseado em uma definição biológica dos seres humanos, e sim em uma construção social criada nas relações tensas entre indivíduos e grupos classificados como brancos e negros na sociedade brasileira.

Perguntas similares