Há três formas de administrar conflitos: a primeira delas é impedir que o conflito ocorra ou mantê-lo dentro dos limites, modificando as condições antecedentes que o produzem; a segunda envolve ações durante o episódio de conflito, ao invés de mudança nas condições antecedentes; a terceira forma envolve o uso de intervenções tanto estruturais quanto de processo. Considerando as três formas de administrar conflitos, analise as sentenças a seguir:
I- A abordagem mista ocorre quando se utiliza tanto intervenções estruturais quanto de processo.
II- A abordagem mista visa impedir que o conflito ocorra ou mantê-lo dentro dos limites, modificando as condições antecedentes que o produzem.
III- A abordagem mista desenvolve ações durante o episódio de conflito, ao invés de mudança nas condições antecedentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
Respostas
Resposta:
A) Somente a sentença I está correta.
Explicação:
Três formas de administração:
1) ESTRUTURAL: é a percepção pessoal, criada pelas condições de diferenças, recursos limitados e/ou escassos e de interdependência. Por isso, o gestor deve agir com algum desses elementos para a intervenção interpessoal ser controlada de uma forma mais natural e fácil, sem deixar resquícios.
2) PROCESSO: é o ajuste que se faz no processo e na criação de normas, podendo ser realizado por qualquer parte do conflito (pessoas de forma ou uma terceira parte), conduzida em acordo, promovendo cooperação, a partir de uma reunião para confrontação das pessoas envolvidas e os motivos, ou pela colaboração, que seria o entendimento do processo, a palavra confiante das partes em busca de uma resolução vantajosa para todos.
3) MISTA: envolve os aspectos estruturais, os processos, podendo adotar regras para a resolução de conflitos e criar treinamento entre as pessoas e dinâmicas desenvolvidas pelo RH, com crianção de papéis integradores. O papel de integração consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que as pessoas sintam que são importantes e disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis quanto aos conflitos que possam surgir.