No passado a integração entre os povos era realizada por meio de invasões ou conquistas. Os exércitos eram o principal instrumento de persuasão. Hoje as nações independentes procuram se integrar por meio de acordos firmados em função de interesses recíprocos, formando blocos econômicos.
Considerando as fases de integração econômica é correto afirmar que
A
zonas de livre comércio são acordos estabelecidos por países geograficamente próximos, com o objetivo de promover o livre acesso de todos os fatores produtivos.
B
na União econômica além da Tarifa Externa Comum (TEC) e do livre comércio entre sócios, é permitido às pessoas de um país membro do Grupo que trabalhem no outro, como se fossem nascidas ali.
C
na união aduaneira a circulação interna de bens e serviços é livre, a política comercial é uniformizada e os países membros utilizam uma Tarifa Externa Comum (TEC).
D
na zona de livre comércio os países têm a mesma moeda, proporcionada pela integração de suas políticas econômicas em nível avançado.
E
no mercado comum passa-se a adotar uma política monetária, fiscal, social e anticíclica uniforme, bem como se delega a uma autoridade supranacional poderes para elaborar e aplicar essa política.
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC); Mercado Comum, que engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países membros; União Política, Econômica e Monetária, estágio mais avançado de um bloco econômico, no qual as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.