• Matéria: ENEM
  • Autor: isabellaedneide
  • Perguntado 4 anos atrás

.......................................................................................

Respostas

respondido por: estagiária01
2

Em 2009, aconteceu a I Conferência Nacional de Comunicação. Diferente dos outros momentos da história recente do país, ela inaugurou um debate amplo e verdadeiramente público sobre as políticas do setor. Pela primeira vez, o Estado brasileiro instituiu um mecanismo formal de consulta à toda sociedade sobre os rumos que deve tomar a comunicação. Pela primeira vez, deixou de ser prerrogativa de alguns especialistas do campo progressista e, principalmente, de lobistas do setor privado e seus representantes no poder público a possibilidade de apontar quais devem ser as ações governamentais e o novo marco regulatório de uma área estratégica para o desenvolvimento social e fundamental para a democracia brasileira. As etapas preparatórias e oficiais da Conferência, realizada nas 27 unidades da federação, envolveram diretamente cerca de 30 mil pessoas dos mais diversos segmentos. Centrais sindicais, movimento de mulheres, movimento negro, redes de jovens, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pesquisadores, movimento de lésbicas, gays, e transexuais, movimento estudantil e empresários debateram temas como o sistema público de comunicação, as concessões de rádio e TV, universalização da banda larga, o controle social, entre centenas de outros temas até então restritos aos espaços dos “entendidos” ou “diretamente interessados” no assunto. O lastro deixado pelo processo certamente inaugura um novo momento do movimento pela democratização da comunicação no país, que passa a contar, de forma bastante orgânica, com novos e importantes atores para a luta.

Neste sentido, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A I Conferência Nacional de Comunicação, em 2009, representou a inauguração de um debate amplo e realmente com viés público em torno da comunicação no Brasil.

PORQUE

II. Vetou nas discussões a participação dos controladores sociais, ou seja, dos empresários da elite que dominam as concessões e permanecem na hegemonia dos veículos de comunicação brasileiros.

Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. Corrigido pelo AVA

Perguntas similares