Três escolas construtivistas diferentes criam suas práticas pedagógicas a partir do pensamento de alguns teóricos. Estes são escolhidos por cada escola de acordo com suas necessidade e interesses específicos, visando dar conta da experiência de ensino e aprendizagem que seus diferentes contextos lhes demandam.
A partir de seu conhecimento dos teóricos construtivistas, preencha as lacunas de acordo com as teorias aplicadas em cada uma das situações relatadas:
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o desenvolvimento cognitivo das crianças é realizado em fases diferentes. Em uma primeira fase, elas são estimuladas com brincadeiras e atividades sensório-motoras. Em uma segunda fase, as atividades se complexificam, trabalhando com o caráter simbólico e intuitivo da cognição. Na terceira fase, as crianças são estimuladas a lidarem com operações mais complexas de dedução e formalização do pensamento e do aprendizado.
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o que parece para os professores mais interessante no processo de aprendizagem é a relação entre as pessoas, seja ela entre uma criança e outra, entre a criança e o professor ou a criança e membros de sua família. As ideias de cooperação, de auxílio e de trabalho coletivo são valorizadas pelos professores que acreditam, com isso, melhorar o desenvolvimento cognitivo das crianças, em especial nos processos ainda em maturação.
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o papel dos professores nos primeiros anos da educação é aquele de perceber que as crianças já trazem consigo uma série de elaborações internas do processo de comunicação e relação com o mundo simbólico. Para dar início ao processo de alfabetização das crianças, os professores levam em consideração os elementos já apresentados pela criança como uma espécie de interpretação pessoal e interna da linguagem.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas na ordem correta:
a. Lev Semenovich Vygotsky, Jean Piaget e Emilia Ferreiro.
b. Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Lev Semenovich Vygotsky.
c. Emilia Ferreiro, Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky.
d. Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky e Emilia Ferreiro.
e. Lev Semenovich Vygotsky, Emilia Ferreiro e Jean Piaget.
Respostas
Resposta:
Letra B
A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.
Espero ter ajudado :)