Por que é possível afirmar que a sociedade não vivenciou os benefícios do desenvolvimento da
economia soviética?
Respostas
Pois a ênfase econômica dada a indústria pesada relegou o segundo plano a indústria de bem de consumo
espero ter ajudado UwU
Resposta:
A indústria de bens de consumo foi relegada a segundo plano, o que fez com que o desenvolvimento social não acompanhasse a economia.
Explicação:
Enquanto o Estado soviético realizava as perseguições, a economia crescia em razão dos Planos Quinquenais, que constituíram um planejamento econômico para cinco anos, o qual estabelecia muitos incentivos ao desenvolvimento da indústria pesada, à coletivização e à mecanização da agricultura por meio dos sovkozes - fazendas estatais, cuja produção, máquinas e terra pertenciam ao Estado - e dos kolkhoses - cooperativas coletivas, cujos membros eram proprietários da produção, mas não da terra. Dessa maneira, a economia soviética sofreu pouco os defeitos da Crise de 1929.
Sob o stalinismo, rapidamente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ) tornou-se um dos primeiros produtores de aço e petróleo, entre outros produtos. Entretanto, esse desenvolvimento econômico não foi acompanhado pelo desenvolvimento social, pois a ênfase econômica dada à indústria pesada relegou a segundo plano o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo.
Parlamente, houve grande impulso na educação, erradicando o analfabetismo e desenvolvendo-se o ensino técnico e científico. Contudo, todo o desenvolvimento educacional, científico, cultural e artístico era obrigado a seguir o realismo socialista e os critérios estabelecidos pelo governo stalinista. Deviam, assim, exaltar o trabalhador, o governo, o socialismo e, principalmente Stalin.
Espero ter ajudado
Bons estudos!!