• Matéria: ENEM
  • Autor: Emanuely7820
  • Perguntado 4 anos atrás

4 - Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário: a) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente. b) Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. c) Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. d) Devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano. e) Porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.

Respostas

respondido por: lf24934
19

Resposta:

letra (a)

Explicação:

professor corrigiu e deu bom , boa sorte

respondido por: fernandasoares0002
0

A enfermeira aguarda um certo tempo para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente, ou seja, letra A.

Vamos entender o porquê.

Termômetro

O termômetro é um objeto que mede a temperatura dos corpos. Entende-se por temperatura o valor associado ao estado de agitação das partículas.

Esse objeto é constituído do bulbo, onde irá conter a substância termométrica, e a haste, por onde será feita a leitura da temperatura.

A substância termométrica nada mais é que uma substância que tem suas propriedades físicas alteradas de modo que podemos medir a temperatura, como é o caso do mercúrio.

Portanto, para se medir a temperatura de um corpo, é necessário que o mercúrio atinja o equilíbrio térmico com o organismo.

                                 Qmercurio + Qcorpo= 0

Sabendo que Q = m.c.ΔT e ΔT (Tfinal - Tinicial), então, a temperatura final de ambos deve ser igual.

Aprenda mais sobre Termometria aqui: brainly.com.br/tarefa/1739383

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares