a letra da canção apresenta um tema recorrente na história da colonização brasileira, as relações de poder entre portugueses e povos nativos, e representa uma crítica à ideia presente no chamado mito a) da democracia racial, originado das relações cordiais estabelecidas entre portugueses e nati- vos no período anterior ao início da colonização brasileira. b) da cordialidade brasileira, advinda da forma como os povos nativos se associaram economi- camente aos portugueses, participando dos negócios coloniais açucareiros. c) do brasileiro receptivo, oriundo da facilidade com que os nativos brasileiros aceitaram as re- gras impostas pelo colonizador, o que garantiu o sucesso da colonização. d) da natural miscigenação, resultante da forma como a metrópole incentivou a união entre co- lonos, ex-escravas e nativas para acelerar o povoamento da colônia. e) do encontro, que identifica a colonização portuguesa como pacífica em função das relações de troca estabelecidas nos primeiros contatos entre portugueses e nativos.
Respostas
respondido por:
21
Resposta: LETRA (E)
Explicação: espero ter ajudado!! :)
respondido por:
8
Resposta:
Resposta: e) do encontro, que identifica a colonização portuguesa como pacífica em função das relações de troca estabelecidas nos primeiros contatos entre portugueses e nativos.
Explicação:
Tradicionalmente, a historiografia brasileira procura transmitir a ideia de a etnia brasileira é fruto de um encontro harmônico entre portugueses e índios, de modo a concretizar a ideia de uma ideologia pacifista, submetendo os valores da população mais humilde aos da elite, sem que os explorados percebessem tal influência.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás