Respostas
Uma interrupção é um evento externo que causa o processador parar a execução do programa corrente e desviar a execução para um bloco de código chamado rotina de interrupção (normalmente são decorrentes de operações de E/S).
Interrupções do sistema aparecem como um processo do Windows em seu Gerenciador de Tarefas, mas não é realmente um processo. ... O processador responde suspendendo suas atividades atuais, salvando seu estado e executando uma função chamada handler de interrupção para lidar com o evento.
Oie! :3
Resposta(inf.puc.rio):
Motivação: Para controlar entrada e saída de dados, não é interessante que a CPU tenha que ficar continuamente monitorando e status de dispositivos como discos ou teclados. O mecanismo de interrupções permite que o hardware "chame a atenção" da CPU quando há algo a ser feito.
Interrupções assíncronas e síncronas: Interrupções geradas por algum dispositivo externo à CPU, como teclado ou controlador de disco, são chamadas de interrupções de hardware ou assíncronas (ocorrem independentemente das instruções que a CPU está executando.
Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido.
Espero ter ajudado! <33