• Matéria: História
  • Autor: biescoito
  • Perguntado 4 anos atrás

“Em 24 de outubro, os generais Tasso Fragoso, Mena Barreto e Leite de Castro e o almirante Isaías Noronha depuseram o então presidente Washington Luís, no Rio de Janeiro, e constituíram uma Junta Provisória de Governo. Essa junta tentou permanecer no poder, mas a pressão das forças revolucionárias vindas do Sul e das manifestações populares obrigaram-na a entregar o governo do país a Getúlio Vargas, empossado na Presidência da República em novembro de 1930.
A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase da história da política brasileira.”
FERREIRA, Marieta de Moraes; PINTO, Susana Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 1, p. 407.

1. O episódio narrado no texto faz referência a qual acontecimento da nossa história? *

1 ponto

a) O início da Revolução Constitucionalista, na qual São Paulo entrou em guerra contra o governo federal liderado por Getúlio Vargas. Os paulistas exigiam maior autonomia para os estados e uma nova Constituição para o país.

b) A chamada Revolução de 1930, onde Getúlio Vargas liderou um golpe, com apoio de tenentistas e parte dos militares após perder a eleição presidencial de 1930 para o paulista Júlio Prestes.

c) O Plano Cohen, um suposto plano comunista descoberto pelo Exército, no qual segundo o qual os comunistas iriam provocar greves, incêndios em igrejas e o assassinato do presidente.

d) Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos países Aliados, em ação coordenada pelos Estados Unidos. O Brasil teve de criar uma força militar expedicionária especial para lutar na guerra.

Respostas

respondido por: Zapgame2020
43

Resposta:

1) B)A chamada Revolução de 1930, onde Getúlio Vargas liderou um golpe, com apoio de tenentistas e parte dos militares após perder a eleição presidencial de 1930 para o paulista Júlio Prestes.

2) B) O DIP buscava identificar Vargas ao povo e ao Brasil. Com esse fim, produzia programas de rádio, documentários cinematográficos, cartazes, folhetos e cartilhas que mostravam o presidente cumprimentando criancinhas, dando esmolas ou exaltando o trabalho e o patriotismo.

 

Explicação:

Espero ter ajudado fiz e acertei!


biescoito: muito obrigado! você acertou
vitorhenriquepimente: certinho valeww
MoxMox: Correct (^.^)
respondido por: LarissaMoura3
1

O episódio narrado faz referência à chamada Revolução de 1930, onde Getúlio Vargas liderou um golpe, com apoio de tenentistas e parte dos militares após perder a eleição presidencial de 1930 para o paulista Júlio Prestes. Letra B.

Depois do anúncio do presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, ter anunciado que iria apoiar Júlio Prestes, que também era um paulista, para que realizasse a sucessão do poder presidencial, enfureceu os membros da oligarquia mineira.

Esse anúncio fez com que os membros deveriam ter seus nomes indicados pelo presidente. Que então se aliaram com a oligarquia gaúcha. As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.

Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares