1. A Revolução Industrial desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. Foi na Inglaterra também que desenvolveram-se as primeiras máquinas a vapor e as primeiras fábricas. O pioneirismo inglês só ocorreu porque esse país reunia condições sociais, econômicas, políticas e tecnológicas favoráveis para seu desenvolvimento. Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar o acúmulo de capital, ocasionado pelo enriquecimento da burguesia. As reservas de ferro e de carvão mineral, construía as máquinas e o carvão mineral era sua fonte de energia. Também podemos citar a mão de obra barata, onde os camponeses que migravam para a cidade eram submetidos a salários baixos.
b)Os fatores que favoreceram a instalação pioneira da Revolução Industrial na Inglaterra foram o enriquecimento da monarquia, que foi fortalecida com o Absolutismo, e o uso do dínamo, que era a fonte de energia que faria as maquinas movimentarem-se.
c)O pioneirismo inglês ocorreu porque a burguesia havia realizado uma revolução onde os privilégios da monarquia foram retirados e essa burguesia alcança uma maior representatividade política e econômica.
d) Os fatores que favoreceram a instalação da primeira revolução industrial na Inglaterra foram o fortalecimento da nobreza local com leis que garantiam seu abono de impostos e uma mão de obra especializada, que mesmo encarecendo a produção local trouxe mais qualidade para a mesma.
2. Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, as fábricas apresentavam péssimas condições de instalação. Sua iluminação, ventilação e higiene era desapropriada para um ambiente que acomodava tantos trabalhadores. Não existia nenhum equipamento de segurança, o que levava muitos operários a sofrerem acidentes constantes. Existiam severos regulamentos, que muitas vezes levavam aos maus-tratos dos trabalhadores. Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas e como eram oferecidas as medidas trabalhistas às crianças e mulheres. *
1 ponto
a)Nas fábricas existiam sindicatos que interviam junto a administração para garantir um trabalho digno. O trabalho infantil era executado apenas pela continua frequência das crianças à escola. As mulheres ainda lutavam por direitos mais igualitários.
b) Os trabalhadores tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, nessa primeira Revolução Industrial não existiam leis trabalhistas. As mulheres recebiam, até 60%, salários menores que o sexo masculino. As crianças iniciavam a partir dos 5 anos e recebiam apenas a quinta parte do salário de uma pessoa adulta.
c)O trabalho infantil era direcionado para crianças a partir dos 14 anos. Existia regulamentação de leis trabalhistas e não se podia exceder uma jornada de trabalho de 6 horas diárias.
d) Os trabalhadores das fabricas recebiam tarefas de aprendizado, onde passavam a especializar-se em seus ramos específicos. As crianças a partir dos 14 anos passavam por programas de estágios e as mulheres competiam por vagas em igual direito com os homens.
e) As condições de trabalho dentro das fabricas eram dignas, pois passavam por leis trabalhistas que a regulamentavam. Existiam associações de trabalhadores que organizavam diálogos entre os proprietários das fabricas e o operariado. Não existia trabalho infantil em tais condições de trabalho.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
Dia:18/05
ed.física1)b 2)b
história:1)a 2)b
português:1)d 2)a
matemática:1)c 2)b
artes:1)c 2)b
desculpa se estiver errado
espero ter ajudado:)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás