A fábula-mito do Cuidado
Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro e teve uma inspiração. Pegou no barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava a sua obra, apareceu Júpiter e Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito sobre ela. Júpiter assim fez. Mas, quando Cuidado quis dar um nome à criatura que tinha moldado, Júpiter proibiu-o e exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. E ela também quis conferir o seu nome à criatura, pois esta foi feita de barro, material do seu corpo. Originou-se uma discussão generalizada. Finalmente, de comum acordo, pediram a Saturno que fosse o árbitro nesta questão. Saturno tomou a seguinte decisão: Tu, Júpiter, deste-lhe o espírito. Receberás, pois, o espírito de volta por ocasião da sua morte. Tu, Terra, deste-lhe o corpo. Receberás, portanto, de volta o corpo quando ela morrer. Mas, como tu, Cuidado, moldastes a criatura, ela ficará sob os teus cuidados, enquanto viver. E ela se chamará homem, isto é, feito de húmus, que significa terra fértil.
Fábula de Higino. “Revista Bons fluidos”, abril de 2014.
1-Na passagem “[…] apareceu Júpiter e Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito sobre ela.”, o pronome pessoal em destaque retoma: *
5 pontos
a forma
a sua obra
a criatura
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
a sua obra
Explicação:
se você voltar no texto antes está escrito "enquanto contemplava a sua obra" logo o pronome pessoal "ela" se refere a "sua obra"
espero ter ajudado シ︎
itxBiel:
obrigado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás