• Matéria: Biologia
  • Autor: menezessamuel553
  • Perguntado 4 anos atrás

Elabore um texto sobre a relação da membrana plasmática , especificamente do glicocálice com transplante de órgãos.

Respostas

respondido por: lalisaalberte
4

Resposta:

As células apresentam em sua face externa um envoltório denominado de membrana plasmática ou plasmalema. Externamente à membrana plasmática, podemos destacar um conjunto de cadeias de carboidratos aderidos às proteínas (glicoproteínas) ou aos lipídios (glicolipídios) da membrana, ao qual denominamos glicocálix ou glicocálice (glico = glicídios; calyx =invólucro). Todas as células eucariontes apresentam glicocálix, que variam entre elas e apresentam diversas funções.


menezessamuel553: obrigado pela sua ajuda ,fico grato ,que Deus te abençoe
menezessamuel553: mas preciso no minimo 15 linhas
menezessamuel553: porque é um resumo
menezessamuel553: entendeu
lalisaalberte: nao consigo mandar o texto aqui
lalisaalberte: e agr não da pra editar
lalisaalberte: Glicocálice

O glicocálice é uma região rica em carboidratos considerada por muitos autores como uma extensão da membrana plasmática.

Todos os organismos vivos são formados por células, estruturas compostas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e material genético. A membrana plasmáticaregula o que entra e sai de uma célula e é constituída de uma bicamada de fosfolipídios com proteínas nela inseridas.

É possível encontrar, além dos fosfolipídios e das proteínas, carboidratos
lalisaalberte: ligados a essas moléculas formando glicolipídios e glicoproteínas. Além desses carboidratos, glicoproteínas e proteoglicanos secretados pela própria célula compõem essa região denominadaglicocálice ou glicocálix, que se caracteriza pela sua grande quantidade de carboidratos.
lalisaalberte: acrescente isso se achar nessesario
menezessamuel553: Obrigado
Perguntas similares