leitura
camimbo, cururu,siriri,fandango,cavalo-marinho e jongo
escolher a Dança que achou mais
interessante
1. fazer um pequeno Resumos
me ajudem
Respostas
Resposta:
Carimbó
O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado. ... O jeito de dançar em rodopios, com a formação de casais, é bem português.
Cururu
Dentro da cultura musical e folclórica brasileira, a palavra cururu assume três significados: é uma dança típica da região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul; é ainda um ritmo típico da música caipira brasileira, sendo um de seus maiores exemplos a imortal composição "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira; e finalmente, é um canto de improviso característico da região do Médio Tietê, interior do estado de São Paulo, semelhante ao repente no nordeste e à trova no Rio Grande do Sul. Sua origem é creditada a uma mistura de tradições indígenas, europeias e africanas.
Siriri
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro.
Fandago
Fandango é um estilo espanhol de música e dança com uma variedade de formas que são definidos pela região específica de origem, ritmo e humor.
Cavalo-Marinho
Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos do interior do estado.
Jongo
O jongo, também conhecido como caxambu e corimá,[1] é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.