• Matéria: História
  • Autor: tere260659
  • Perguntado 4 anos atrás

1. (UECE- adaptada)- O rio Nilo é um dos maiores rios do mundo considerando sua extensão total (cerca de 7090 km) da nascente até a sua foz. Atualmente passa por dez países do continente africano. Esse rio foi muito importante para civilizações milenares, principalmente para os egípcios antigos. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. O solo fértil no entorno desse rio, permitiu o desenvolvimento da agricultura nesta região.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África, tendo em vista que se tratavam de uma sociedade muito guerreira.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada. Sendo assim, o rio Nilo tornou-se um problema para esse povo.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.


2. (Fuvest- adaptada) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é

a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários. Esses estados autoritários se expandiram por todos os povos da Antiguidade.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação para o desenvolvimento agrícola, o que tornou as sociedades hierarquizadas. Além disso, começou o desenvolvimento da escrita, para que se pudesse ter maior controle sobre questões tributárias.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca e a introdução de instrumentos de ferro e a consequente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

Respostas

respondido por: animaltionthe
4

Resposta:

1.a  e 2.b

Explicação:

respondido por: danielpoczenikbatist
6

Resposta:

1)a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. O solo fértil no entorno desse rio, permitiu o desenvolvimento da agricultura nesta região./ O rio Nilo foi muito importante para o Egito Antigo, e continua sendo até a atualidade. No passado, permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. O solo fértil no entorno desse rio, permitiu o desenvolvimento da agricultura nesta região.

2)b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação para o desenvolvimento agrícola, o que tornou as sociedades hierarquizadas. Além disso, começou o desenvolvimento da escrita, para que se pudesse ter maior controle sobre questões tributárias./A necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos para realizar obras de irrigação para o desenvolvimento agrícola tornou as sociedades hierarquizadas. Além disso, começou o desenvolvimento da escrita, para que se pudesse ter maior controle sobre questões tributárias.

Explicação:

1)a 2)b espero ter ajudado!

Perguntas similares