Cite duas técnicas agrícolas e explique em quais condições elas devem ser implementadas URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Respostas
A saúde do solo tem sido um termo muito utilizado na literatura científica para se referir ao seu nível de conservação. A preocupação com a conservação do meio ambiente, mudanças climáticas, aumento da população mundial e a constante necessidade de se produzir mais fez com que a produção de alimentos sustentável se tornasse uma das maiores necessidades da humanidade atualmente.
A agricultura de conservação vem se destacando como uma das melhores técnicas agrícolas para melhorar os índices de produtividade além de proporcionar a conservação do solo e do meio ambiente. No Brasil, o sistema plantio direto tem despontando como o principal sistema sustentável de produção de alimentos. A seguir falaremos brevemente sobre as três principais técnicas do sistema para se aumentar e conservar a saúde do seu solo.
Manutenção de cobertura permanente
A manutenção da cobertura do solo de forma permanente na área é um dos aspectos mais importantes de uma agricultura conservacionista em sistema plantio direto. A palha sobre a superfície do solo o protege contra o impacto das gotas de chuva, preserva a atividade biológica, diminui as amplitudes térmicas, promove a ciclagem de nutrientes, entre muitos outros benefícios. A escolha do sistema de rotação de culturas de forma a manter o solo coberto durante o ano todo, sem deixar “janelas”, consiste em uma das melhores técnicas agrícolas para se prover uma melhor qualidade para o seu solo.
Rotação de culturas diversificada
A rotação de culturas é também uma das melhores técnicas agrícolas para se manter a qualidade do solo, proporcionar um controle mais efetivo de pragas e doenças, além de se evitar o aparecimento de resistências contra pesticidas na área. Uma rotação de culturas ideal deve conter o cultivo de pelo menos três espécies na mesma área, de preferência rotacionando espécies com alta e baixa relação C/N.
As plantas com alta relação C/N como o milho, sorgo e gramíneas em geral, promove uma cobertura mais duradoura no solo, pois a composição da palhada (contendo mais lignina) demora mais para se decompor. Já as plantas com baixa relação C/N, destacando-se as espécies leguminosas, proporcionam uma maior adição de nitrogênio no sistema, promovendo a mineralização da matéria orgânica e estimulando a atividade microbiana.
espero ter te ajudado