6.Momento da pesquisa - Agora, convidamos você a realizar uma pesquisa a ser entregue na próxima aula.
A pesquisa será realizada extraclasse e deverá considerar os pontos solicitados, podendo dispor de várias fontes de informações, desde livro, sites, documentários, entre outros. Assim, considere os temas a seguir e os pontos a serem tratados em cada um deles.
TEMA
1 - As Vanguardas Europeias
2 - 1ª Fase do Modernismo no Brasil
3 - 2ª Fase do Modernismo no Brasil
4 - 3ª Fase do Modernismo no Brasil
PONTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA CADA TEMA:
• Contexto histórico-social;
• Características dos estilos literários da época;
• Autores que se destacaram.
Para além do texto - Sugerimos que preencha o quadro a seguir, caso os espaços sejam insuficientes, utilize o caderno comum.
Tema Século Contexto histórico-social Estilo literário Principais representantes
Vanguardas
Europeias
1ª Fase
Modernista
2ª Fase
Modernista
3ª Fase
Modernista
Respostas
As Vanguardas Europeias
Contexto histórico-social;
O início do século XX foi marcado por uma grande mudança de paradigma na Europa.
A Segunda Revolução Industrial havia popularizado grandes invenções, como a luz elétrica e o carro movido a gasolina, além da produção em larga escala de bens de consumo, acelerando o ritmo da vida como um todo.
As ciências avançaram: Einstein publicou sua teoria da relatividade, em 1905, e Freud propunha uma análise dos processos mentais, o que desembocou no surgimento de uma nova ciência, a psicanálise, entre outras descobertas.
Ao contrário, foi palco de um conflito tenebroso, de proporções nunca antes vistas: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), evento que sacudiu diretamente os últimos movimentos das vanguardas, dando aos artistas uma postura ainda mais questionadora da tradição e do entusiasmo com a modernização ascendente do período.
Características dos estilos literários da época;
Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Cubismo estão entre os principais movimentos de vanguarda que influenciaram não apenas a literatura, mas as artes em geral. Surgido na França, o Cubismo se caracteriza pela fragmentação da realidade, flashes cinematográficos, ilogismo e humor.
Autores que se destacaram;
O Grito (1893) de Edvard Munch.
A dança (1910), de Matisse.
As damas d'Avignon (1907) de Pablo Picasso.
Velocidade do Automóvel (1913) de Giacomo Balla.
A Fonte (1917), de Marcel Duchamp.
A Persistência da Memória (1931) de Salvador Dalí
1° fase do modernismo Brasil
Contexto histórico;
O modernismo no Brasil surge logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que levou a morte de milhares de pessoas, a destruição de diversas cidades e a instabilidade política e social.
Assim, numa tentativa de reestruturar o país politicamente, e também o campo das artes - estimulado pelas vanguardas europeias -, encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.
No país, o movimento modernista surgiu na segunda fase da República velha (1889-1930), chamada de República das Oligarquias ou República do café com leite.
Ao mesmo tempo, o movimento tenentista ganhava força e tentava derrubar o esquema das oligarquias, cujo poder estava concentrado nas mãos das elites agrárias tradicionais.
A crise econômica gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, acelerou esse processo e essa mudança foi alcançada com a Revolução de 30.
Características dos estilos literários da época;
Maior liberdade formal com rupturas da sintaxe; presença de regionalismos e linguagem informal; valorização do folclore, arte e cultura popular brasileira; uso de versos livres, que não possuem métrica (medida).
Autores que se destacaram;
Os principais escritores da primeira fase do Modernismo são: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado.
2° Fase do Modernismo no Brasil
Contexto histórico;
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Características dos estilos literários da época;
fase de consolidação do modernismo no Brasil;
vasta produção literária em poesia e prosa (poesia de 30 e romance de 30);
valorização do regionalismo e da linguagem popular;
utilização de versos livres, sem métrica, e brancos, sem rimas;
crítica à realidade social brasileira
Autores que se destacaram;
Graciliano Ramos (1892 – 1953);
Érico Veríssimo (1905 – 1975);
José Américo de Almeida (1887 – 1980);
José Lins do Rego (1901 – 1957);
Vinícius de Moraes (1913 – 1980).
3° Fase do Modernismo no Brasil
Contexto histórico;
O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações. Ou seja, é a fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.
Características dos estilos literários da época;
Ruptura com a 1ª e a 2ª fase modernista, experimentação estética e a busca por uma nova expressão literária foram as principais características da terceira geração modernista. A terceira geração modernista, também conhecida como Geração de 1945, desenvolveu temáticas e estéticas diversas das gerações anteriores.
Autores que se destacaram;
Guimarães Rosa;
Clarice Lispector;
Mário Quintana;
João Cabral de Melo Neto;
Lygia Fagundes Telles;
Ariano Suassuna.