Respostas
As intoxicações mais frequentes ocorrem por via digestiva, mediante a ingestão de um tóxico que siga o mesmo caminho que os alimentos, o que justifica o facto de o caso mais habitual corresponder à intoxicação alimentar, originada pelo consumo de produtos contaminados ou em mau estado, o que costuma provocar um quadro de gastrenterite. Outras causas correntes de intoxicação por via digestiva são o consumo de determinadas plantas, cogumelos e bagas silvestres, a administração de medicamentos não prescritos pelo médico, em doses mais elevadas do que as indicadas (doses excessivas) ou fora do prazo e a ingestão acidental de produtos de limpeza ou industriais.
A intoxicação por via respiratória, igualmente bastante frequente, é proporcionada pela inalação de gases ou substâncias voláteis com efeitos tóxicos, como o monóxido de carbono, os dissolventes orgânicos e alguns insecticidas.
Por último, existem casos em que o tóxico é inoculado no interior do corpo ou mesmo directamente na circulação sanguínea, independentemente de ser através de injecções ou devido a picadas de aranhas e mordeduras de serpentes venenosas.