1 Que leitura você faz da charge?
2 Que tipo de relação de produção pode-se inferir a partir da
leitura da charge?
3 ATIVIDADE – Pesquise sobre a reforma trabalhista no Brasil e estabeleça relação com a charge, apresentada acima.
Após analisar a charge (figura 1) proposta, faça uma associação crítica aos temas estudados.
Respostas
1) A leitura que se faz na charge é a ganância de grandes empresários e excesso de cobrança por produção, explorando o trabalhador mesmo após a sua morte.
2) Através da reforma da lei trabalhista que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, houve algumas flexibilizações previstas na CLT, com o intuito de aumentar a produtividade, deixando os custos mais reduzidos no quesito investimento. Há previsão de redução salarial em caso de necessidade e após acordo, caso a empresa sofra uma crise econômica, flexibilização de férias, possibilidade de redução de intervalos de almoço, dentre outras medidas, que pode gerar um sentimento de injustiça e exploração do trabalhador, conforme demonstra na charge.
Bons estudos!
1) A charge mostra uma situação em que o trabalhador é explorado até a morte. Ainda, é possível notar que o patrão não se conforma com a morte do empregado e dá a ordem para o espírito voltar para o corpo do falecido.
O que é mão-de-obra?
A mão-de-obra representa o material humano dentro dos mais variados tipos de organizações. No caso da charge, a mão-de-obra era representada pelo operário que faleceu dentro do ambiente de trabalho.
Sendo assim, a charge tem o objetivo de abordar um pouco sobre a exploração da mão-de-obra.
Aprenda mais sobre o tema exploração da mão-de-obra em:
https://brainly.com.br/tarefa/14244746
2) Existe uma relação de interdependência entre a empresa e o empregado. Isso quer dizer que a mão-de-obra do empregado é fundamental para a produção interna.
Ainda, vale destacar que o trabalhador deve ser valorizado na condição de ser humano. E isso envolve a entrega de um ambiente de trabalho higienizado e a oferta de boas condições salariais.
No entanto, a charge dá a entender que o trabalhador não possui tais direitos (o que inclui longas jornadas de trabalho) e ainda é explorado até a morte.
Aprenda mais sobre o tema ligação entre empresa e empregado em:
https://brainly.com.br/tarefa/22764826
3) A Reforma Trabalhista (de 2017) foi criticada porque trouxe muita flexibilização para a relação de trabalho. E uma das flexibilizações é baseada na elaboração de acordos trabalhistas entre patrões e empregados.
Com base nessa realidade, a charge tenta mostrar o lado negativo da Reforma Trabalhista. E esse lado negativo é manifestado pela exploração da mão-de-obra e falta de fiscalização do Poder Público em empresas.
Portanto, a charge tem a intenção de fazer uma crítica construtiva sobre as mudanças que ocorreram no campo do trabalho.
Aprenda mais sobre o tema Reforma Trabalhista no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/25125301
Lute e acredite em seu potencial!