Respostas
O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil.
Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional.
Fases:
Pau-Brasil (1924-1925);
O Movimento Pau-Brasil é um entre os movimentos modernistas - Verde-Amarelismo ou Escola da Anta e Movimento Antropofágico - que tomou lugar na Primeira Fase do Modernismo no Brasil, conhecida como a “Fase Heroica”, fase que apresentou diferentes formas de abordagem patriótica.
Verde-amarelismo ou Escola da Anta (1916-1929);
Após a Semana da Arte Moderna, em 1922 - marco do Modernismo no Brasil - os artistas começaram a apresentar novas propostas de arte disseminadas através de publicações, especialmente os manifestos que marcaram a Primeira Fase do Modernismo: Pau-Brasil, Verde-Amarelo, Regionalista e Antropofagia.
Crítico e sarcástico, Oswald de Andrade (1890-1954) frequentemente satirizava as suas raízes tanto sociais - burguesas - como acadêmicas. Ao mesmo tempo, pregava o nacionalismo numa linha primitivista, de valorização do nosso passado histórico, mas sempre temperado pela crítica.
Manifesto Regionalista (1928-1929).
Embora chamado de manifesto, este foi, na verdade, um conjunto de declarações que foram feitas pelo Grupo modernista-regionalista de Recife.
À semelhança de outros grupos, ele era formado por escritores em virtude das opiniões concordantes acerca da renovação cultural que estava sendo vivida no nosso país.