Arecreação é uma importante ferramenta de aprendizagem, e é a partir dela que os estudantes podem desenvolver sua criatividade e socialização de forma prazerosa, possibilitando às crianças uma forma de entenderem e se localizarem no mundo por meio de brincadeiras e jogos lúdicos. as possibilidades de recreação na atualidade atravessam os mais diversos espaços sociais em que vive cada indivíduo, e é essencial que as atividades recreativas sejam mediadas por profissionais capacitados, como forma de evitar acidentes, lesões e demais riscos. além disso, a presença de um profissional no planejamento das atividades é extremamente indispensável.
imagine que você assumiu recentemente o cargo de professor de educação física de uma escola pública no interior de são paulo. chegando na escola, percebeu que ela não realizava muitas atividades recreativas. por isso, você decidiu conversar com a diretora, os professores e os alunos para entender a situação da escola e pensar em um plano de ação para modificar essa realidade.
os professores relataram que não realizam atividades de recreação porque a escola não possui uma quadra poliesportiva. já a diretora acrescentou que a escola não dispõe de recursos financeiros para adquirir materiais para a recreação. além disso, outra questão apontada pelos alunos foi a de que o pátio da escola é muito pequeno, dificultando ainda mais a recreação.
com base nesse contexto, que tipos de materiais poderiam ser reutilizados pelos professores no desenvolvimento de atividades recreativas? como a escola pode utilizar a infraestrutura da comunidade para proporcionar atividades recreativas que fujam ao local frequentado todos os dias pelos estudantes?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
Não há a necessidade de utilizar recursos materiais para oferecer atividades recreativas às crianças. Entretanto, como forma de oferecer brincadeiras variadas, materiais que são descartados no dia a dia, como jornais, pneus, bastões, pedaços de tecido, corda, etc., podem ser utilizados para oferecer brincadeiras diversas. Além disso, as possibilidades de oferecer atividades recreativas não necessariamente precisam estar limitadas aos muros escolares. Nesse sentido, os professores poderiam realizar um mapeamento de possíveis locais que poderiam ser frequentados como forma de oferecer atividades diversificadas de recreação, como, por exemplo, teatros, parques, centros comunitários, centros esportivos, entre outros.