Um paciente relata história de doença renal ao prescrever a medicação. O profissional de saúde deve ficar atento, pois essa doença pode resultar em _______. a. Não há qualquer problema relatado para esses pacientes, uma vez que podem eliminar a substância pelo suor. b. Aceleração de excreção de um fármaco. c. Diminuição na velocidade de absorção do fármaco. d. Comprometimento da capacidade de metabolizar ou desintoxicar-se de um fármaco. e. Necessidade de aumentar a dose de um fármaco.
Respostas
Resposta:
Comprometimento da capacidade de metabolizar ou desintoxicar-se de um fármaco.
Explicação:
As doenças renais comprometem o processo de metabolização ou desintoxicação de um fármaco.
Profissionais da saúde precisam se atentar a doenças renais ao prescreverem medicamentos, pois essas doenças podem implicar em um comprometimento da capacidade de metabolizar ou desintoxicar-se de um fármaco (Alternativa D).
Prescrição medicamentosa a doentes renais
Os rins são órgãos responsáveis pela filtragem do sanguínea, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo, inclusive no que diz respeito a eliminação de fármacos por meio da urina, além de atuar no controle da pressão arterial e na produção de hormônios importantes.
Assim, quando um paciente apresenta disfunção renal, ou seja, quando seus rins não estão exercendo suas funções adequadamente, seu organismo pode não conseguir excretar fármacos corretamente, o que pode levar ao acúmulo dos mesmos no organismo e a ocorrência de efeitos adversos.
Aprenda mais sobre farmacocinética:
https://brainly.com.br/tarefa/21084756
#SPJ2