• Matéria: História
  • Autor: silvaariadne20
  • Perguntado 4 anos atrás

(Ufsm 2015) A letra do samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, “O bonde de São Januário” (1940), diz o seguinte:
Quem trabalha tem razão/ Eu digo/ E não tenho medo de errar/ O bonde de São Januário/ Leva mais um operário/ Sou eu que vou trabalhar/ Antigamente eu não tinha juízo/ Mas hoje eu penso melhor/ No futuro/ Graças a Deus/ Sou feliz/ Vivo muito bem/ A boemia não dá camisa pra ninguém.

Na letra dessa música, constata-se uma mudança da perspectiva dos sambistas do início do século XX, que costumavam valorizar a vida boêmia e não o trabalho. Essa mudança deveu-se

I. à vitória paulista na Revolução Constitucionalista de 1932, que resgatou o valor do trabalho entre os operários brasileiros.
II. à instauração do Estado Novo, que implementou uma política de forte desenvolvimento industrial e mobilizou milhares de trabalhadores.
III. ao nacionalismo e desenvolvimento propagados pela ditadura getulista e ao estímulo à produção de manufaturados em substituição às importações dificultadas pela 2ª Guerra Mundial.
IV. à implementação de órgãos de repressão e censura, como o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, impedindo a veiculação de produtos culturais considerados permissivos.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I e III.
b) apenas II.
c) apenas II e III.
d) apenas IV.
e) I, II, III e IV.​

Respostas

respondido por: 1PombDrockBr1
4

★RESPOSTA CORRETA★

❌ a) apenas I e III.

❌ b) apenas II.

✔︎ c) apenas II e III.

❌ d) apenas IV.

❌ e) I, II, III e IV.​

❌ I. à vitória paulista na Revolução Constitucionalista de 1932, que resgatou o valor do trabalho entre os operários brasileiros.

✔︎ II. à instauração do Estado Novo, que implementou uma política de forte desenvolvimento industrial e mobilizou milhares de trabalhadores.

✔︎ III. ao nacionalismo e desenvolvimento propagados pela ditadura getulista e ao estímulo à produção de manufaturados em substituição às importações dificultadas pela 2ª Guerra Mundial.

❌ IV. à implementação de órgãos de repressão e censura, como o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, impedindo a veiculação de produtos culturais considerados permissivos.

★Atenciosamente 1DrockBr1★​


silvaariadne20: obrigado!!
1PombDrockBr1: Nada!
respondido por: xmaggiemarquesx
0

Com base na Era Vargas e a mudança de perspectiva dos sambistas no início do século XX, sabe-se que as afirmações II e III são verdadeiras. Portanto, a opção C é a correta.

Características da Era Vargas

  • O governo de Vargas perdurou entre os anos 1882 e 1954. Dentre as características da gestão de Getúlio, destaca-se a modernização econômica após a Crise de 1929, a centralização do poder político que resultou no enfraquecimento de oligarquias regionais e o enfrentamento da insatisfação dos paulistas com seu governo.
  • Foi instaurado um Novo Estado, responsável pela mobilização de milhares de trabalhadores e a implementação de uma política de forte desenvolvimento industrial.
  • No período da ditadura getulista foi propagado o desenvolvimento e o nacionalismo como uma forma de estimular a produção de manufaturados visando substituir as importações que enfrentavam dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial.

Entenda mais sobre a Era Vargas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52376182

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares