• Matéria: Matemática
  • Autor: wesleycs123
  • Perguntado 4 anos atrás

Marcos possui ações de uma determinada empresa que em 2020 realizou a distribuição dos seus lucros na forma de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio. Esse dinheiro foi para a conta da corretora de Marcos que o utilizou para comprar ações de outras empresas.

Elaborado pelo professor 2021.

Com base no exposto, pode-se afirmar que sobre os Dividendos e os Juros sobre Capital Próprio foram cobradas, respectivamente, a alíquota de imposto de renda de:
Alternativas
Alternativa 1:
15% e 15%.

Alternativa 2:
15% e 20%.

Alternativa 3:
Isento e 15%.

Alternativa 4:
15% e isento.

Alternativa 5:
Isento e isento.

Respostas

respondido por: Onayara
5

Resposta:

Alternativa 03

Explicação passo-a-passo:

Enquanto os dividendos são isentos de imposto, os juros sobre capital sofrem retenção de 15% de imposto na fonte, ou seja, antes do pagamento. Ambos devem ser informados na declaração, mesmo que os valores sejam pequenos.

Fonte: Site UOL Economia IR 2021


jat51: No que diz respeito aos dividendos, é importante, ainda, ressaltar que, desde 1996, os acionistas estão isentos do IR na fonte sobre o valor recebido em forma de dividendos, ampliando, assim, a rentabilidade das ações. . Portanto, para os investidores, os JCP é um tipo de provento que se diferencia do recebimento de dividendos, pois ele deverá pagar 15% de IR na fonte.
respondido por: natalialinaresn
3

Resposta:

Alternativa 3:

Isento e 15%.

Explicação passo-a-passo:

Perguntas similares