24-Observe a imagem e seu tema e escolha a alternativa mais pertinente.
(imagem de:Mobral, 1971)
Alternativas
(A) A tela representa o processo de aprendizagem de jovens e adultos numa sala de aula no Brasil dos anos 1970.
(B) Retratar os alunos como pequenos, em contraste com os professores, desproporcionalmente maiores, indica uma crítica à hierarquia em sala de aula.
(C) A vista da janela cria na cena uma dicotomia entre liberdade (o que está lá fora) e a opressão no processo de aprendizagem.
(D) O quadro refere-se ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), um órgão implementado por Paulo Freire durante o governo Costa e Silva.
Respostas
Resposta:
A_ é a correta
Explicação:
B_ A desproporcionalidade nada tem a ver com uma hierarquização de poder, uma vez que naturalmente adultos são maiores que crianças.
C_ A dicotomia criada entre o que está dentro e fora se dá não pela liberdade no exterior, sendo que lá fora estão sendo representadas pessoas trabalhando, e só a educação e capaz de dar emancipação ao indivíduo
D_ O MOBRAL era um orgão do governo didatorial que repudiava a metodologia de Freire.
A tela retrata alunos do processo de aprendizagem de jovens e adultos sentados em sala de aula de maneira bem organizada, em fileiras, tendo o professor como autoridade máxima, propagando a ideia de obediência, diferenciando-se muito dos métodos de Paulo Freire na época. Portanto a resposta correta para a questão está na alternativa A.
Paulo Freire iniciou um trabalho de educação de jovens e adultos onde incentivava o pensamento critico, a reflexão sobre questões sociais e a liberdade de expressão e criação.
Devido a seus ideais considerados anarquistas e a sua coragem de criar um trabalho educativo que alfabetiza ao mesmo tempo em que conscientiza, o pensador e professor foi um dos primeiros exilados políticos após o golpe miliar de 1964.
Depois disso o Governo criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização, conhecido como Mobral. Que tinha princípios totalmente fora dos defendidos por Paulo Freire. O objetivo era apenas ler, escrever e resolver operações matemáticas básicas, conhecimentos que preparavam os cidadãos apenas para os trabalhos necessários ao país, difundia a obediência e repudiava métodos críticos e conscientizadores.
Esse método de ensino foi usado pelo Governo até meados de 1980 quando seu custo passou a ser muito alto e deixou de existir.
https://brainly.com.br/tarefa/24061043