Respostas
Resposta:
- Busque informações sobre Preços de Produto e Volume. ...
- Entenda e separe as despesas fixas das despesas variáveis. ...
- Fique atento às limitações do Ponto de Equilíbrio Financeiro. ...
- Mantenha o caixa da empresa organizado. ...
- Estude administração de empresas.
Qual é a importância do PEF para as empresas?
O PEF ajuda o empresário a refletir sobre a viabilidade do negócio e/ou investimento, além de adequar a empresa ao mercado.
Ajuda a determinar quando a empresa começará a ter lucro.
Auxilia no estabelecimento dos preços dos produtos e serviços.
Ajuda a saber o momento de igualdade financeira entre as despesas e as receitas no mesmo período. Com isso, os diretores e gestores conseguem averiguar o faturamento mínimo mensal que a empresa precisa ter para conseguir pagar as contas.
Auxilia os líderes a adequarem o planejamento orçamentário com informações financeiras mais concretas, ajudando na tomada de decisão.
É possível verificar qual a quantidade necessária de vendas a serem feitas para manter a empresa com as contas em dia, visando metas de lucratividade.
Ajuda os gestores financeiros a verificar formas de reduzir os custos (por exemplo, renegociando valores com fornecedores ou procurando outras opções).
Abre a possibilidade de criar uma política de lucro por demanda. Por exemplo: a empresa atingiu 200% do PEF, logo é possível aumentar a Margem de Contribuição mínima para comercialização (entenderemos melhor esse tópico a seguir).
Ajuda a empresa a se reorganizar em situações de instabilidade do mercado ou quando ela passa por um grande prejuízo financeiro.